Quem tem filhos, tem cadilhos (e mais cabelos brancos)

Já diz o ditado que quem tem filhos, tem cadilhos e agora vem um estudo dizer que dar à luz equivale a envelhecer até 11 anos.

A Universidade Norte-Americana George Mason traz a público um estudo do departamento de Saúde Pública que demonstra o impacto dos filhos no envelhecimento das mães. Através da recolha de amostras sanguíneas de 2000 americanas, o estudo incidiu sobre o telómero, uma parte da estrutura do ADN que vai ficando mais curto à medida que o tempo passa em todos os humanos. Acontece que, de acordo com o estudo, que a Science Alert agora publica “as mulheres que já tinham sido mães tinham telómeros mais curtos, as mulheres sem filhos tinham telómeros mais compridos”.

Em termos comparativos, o estudo mostra que o envelhecimento causado a nível celular pelos filhos é maior do que o verificado com a obesidade ou o tabagismo.

E, depois, é só fazer as contas e concluir que quanto mais filhos, mais rapidamente se envelhece! Nada que deva desanimar quem pensa em aumentar a família! Afinal, é por uma boa causa!