Galerista do Porto é um dos 40 melhores da Europa

A revista “Apollo International Art Magazine” integrou pela primeira vez um português na lista dos 40 melhores agentes culturais da Europa. Chama-se Nuno Centeno, é do Porto e vai abrir uma nova e singular galeria na cidade.

Nuno Centeno foi eleito pela revista para o ranking de artistas, colecionadores, pensadores e empreendedores da área cultural com menos de 40 anos.

Distinguido numa cerimónia no “The Wallace Collection”, em Londres, o galerista declara que “foi para mim uma surpresa estar ao lado de algumas das pessoas que mais respeito e, acima de tudo, perceber que os júris que me selecionaram sabem que eu existo, sabem que eu sou”.

Filho do artista plástico Sobral Centeno, tem desde há muito trilhado o seu percurso enquanto galerista e prova disso é esta nomeação que reconhece o trabalho desenvolvido enquanto ator de variados negócios que convergem na galeria com o seu nome na Rua de Miguel Bombarda, através da qual venceu neste ano o prémio “Focus” na “Frieze New York”, uma das mais relevantes feiras de arte contemporânea.

Nuno Centeno abriu recentemente o parque de escultura e tendências de ar livre “Spot”, em Guimarães, e inaugura no próximo dia 19 a primeira galeria de livros de artista único – a Artist Book Gallery – na Cooperativa dos Pedreiros, no Porto, de que já falámos aqui .