Gonçalo Uva na elite Mundial de Rugby

Pela primeira vez Portugal tem dois representantes no lendário clube de jogadores com mais de 100 internacionalizações. Gonçalo junta-se ao irmão, Vasco.

Gonçalo Uva é o segundo português a integrar o lendário clube de jogadores Rugby Centurions juntando-se ao irmão Vasco Uva, membro desde 2017. Os dois portugueses representam a única dupla de irmãos a fazer parte deste clube de elite que premeia os atletas que atingem a marca de 100 jogos pelas respetivas seleções.

Os irmãos Uva notabilizaram-se no desporto da bola oval ao fazerem parte da equipa que conduziu a Seleção Nacional ao primeiro apuramento de Portugal para um Campeonato do Mundo de Rugby, em 2007. Essa conquista deve-se aos diversos títulos nacionais e Ibéricos conquistados pelo seu clube de formação, o Grupo Desportivo de Direito, e também pelo facto de se terem tornado profissionais e jogado num dos campeonatos mais competitivos do mundo, o TOP 14 (primeira divisão francesa), representando o Montpellier Rugby Club.

Gonçalo Uva jogou pelo Montpellier Hérault RC e pelo RC Narbonne, no rugby francês jogou mais de 50 jogos no TOP 14 e na PROD2, sendo um dos jogadores portugueses com maior sucesso na modalidade. Em Portugal, jogou pelo Grupo Desportivo Direito onde terminou a sua carreira em 2017/18, com cinco títulos nacionais três taças e três supertaças e uma taça ibérica. Atingiu o marco dos 100 jogos realizados pela seleção de Portugal, entre 2004 e 2018.

Gonçalo Uva será homenageado na noite de 30 de janeiro numa gala em Londres juntamente com os 15 novos Centurions, onde receberá um ‘blazer’ com um emblema do Rugby Centurions, que oficializará a sua entrada para o grupo. Apenas três em cada 1.000 jogadores internacionais de rugby alcançam o marco importante do Rugby Centurions, tornando-o um dos clubes mais exigentes do mundo. Entre os 68 membros com este palmarés estão jogadores históricos de 13 países como John Smith, da África do Sul, Brian O’Driscoll, da Irlanda, e Richie McCaw e Dan Carter, da Nova Zelândia.