Higiene íntima feminina: o que deve saber

A higiene íntima feminina define-se como a higiene dos genitais externos da mulher. O objetivo da higiene desta zona do corpo é a eliminação de resíduos como fezes, urina e fluidos corporais.

São inúmeras as questões e posições que se levantam quando abordamos este tema, apesar de parecer tão trivial. Mesmo dentro da comunidade médica e, em particular entre os ginecologistas, não há consenso estabelecido. Desta forma, optamos por responder àquelas que consideramos serem as principais dúvidas.

Que produtos devo usar para a higiene?

São inúmeros produtos e formulações existentes no mercado. Os produtos mais adequados devem ser os específicos para a higiene genital, hipoalergénicos, de pH neutro a ácido (para respeitar as características locais), de preferência líquidos.

A evitar os sabonetes ou outras formulações sólidas em barra (tipo “sabão azul” ou de glicerina), pelas propriedade alcalinas destes compostos e por haver lugar à contaminação nos próprios sabões/sabonetes pelo uso partilhado, assim como, o vulgar “gel de banho”.

A utilização somente de água, sem adição de qualquer agente de limpeza, também não é aconselhada pois não permite a eliminação de partículas sólidas e gorduras da pele.

As toalhitas podem ser utilizadas em situações excecionais, como a higiene fora de casa.

Em resumo, deve usar água corrente juntamente com um produto específico para higiene íntima.

Quantas vezes por dia devo fazer a higiene genital?

Varia consoante a atividade física, clima, preferência da mulher, fase do ciclo menstrual, no entanto, 1 a 3 vezes por dia parece ser o aconselhado. Diria que de manhã e à noite será adequado.

O que devo lavar?

Deverá fazer a higiene somente da região externa da vulva. Desde a região anterior que corresponde ao monte de púbis e clítoris até à região perianal (à volta do ânus), passando pela zona lateral das pregas até ao interior dos grandes e pequenos lábios. Não deve lavar o interior da vagina nem introduzir qualquer solução de lavagem ou irrigação vaginal, a não ser em situações especiais e sempre segundo prescrição médica.

Posso usar perfumes ou desodorizantes?

Não é aconselhado usar produtos como perfumes ou outro tipo de soluções perfumadas pois podem provocar irritações da pele. Poderá usar cremes hidratantes como faz para a restante pele do corpo, no entanto, deverá sempre usar um gel ou creme específico para a pele da região íntima. Isto é particularmente importante para mulheres com pele mais seca como acontece depois da menopausa.

Necessito ter cuidados especiais na altura da menstruação ou após a atividade sexual?

Quer na altura da menstruação, devido a acumulação de sangue, quer após a atividade sexual, dado a acumulação de fluidos e devido ao uso do preservativo, deverá fazer higiene com água e produto de higiene íntima. Durante a menstruação poderá haver propensão para lavagens mais frequentes para reduzir a humidade prolongada e evitar irritações da pele. É da preferência da mulher o uso de tampões ou pensos higiénicos. Em qualquer das situações deve haver lugar a trocas frequentes ao longo do dia.