Ibsen no palco do D. Maria II

Ibsen House, espetáculo do Internationaal Theater Amsterdam com encenação do australiano Simon Stone, chega pela primeira vez a Portugal, para três apresentações na Sala Garrett do Teatro Nacional D. Maria II, de 25 a 27 de outubro.

Baseando-se na dramaturgia incontornável de Henrik Ibsen, Simon Stone escreve e encena uma saga familiar, que coloca debaixo do mesmo teto várias gerações de uma família, tendo no centro do cenário uma casa, elemento fundamental no trabalho do dramaturgo norueguês. Ao longo do espetáculo, as várias gerações cruzam-se em momentos cruciais das suas vidas – entre 1964 e 2016 -, desenrolando um jogo de encontros e desencontros, repressão, mentiras e revelações que, no fundo, é o jogo da condição humana.

Sobre o espetáculo, que estreou em Amesterdão em 2017 e agora apresenta-se pela primeira vez em Portugal, o encenador Simon Stone revelaAs divisões nesta casa são lugares de trauma e confronto, mas também de uma recordação rejubilante. A casa alberga a memória de cada capítulo da história desta família, transportando-nos de uma obra prima de Ibsen para outra.

Ibsen House coloca em palco uma casa à escala real, dentro da qual a ação decorre. Ao longo do espetáculo, os vários elementos das peças menos conhecidas de Ibsen vão-se combinando, expondo as relações complexas entre homens e mulheres.

Uma produção do Internationaal Theater Amsterdam, Ibsen House estará em cena na Sala Garrett do D. Maria II de 25 a 27 de outubro.