Inteligência Artificial na produção de filmes

Lexus revela o primeiro anúncio do mundo com guião redigido na íntegra por Inteligência Artificial – IA – e dirigido por um realizador premiado com Oscar.

É caso para dizer que a Inteligência Artificial já chegou à produção de filmes. Conhecida pela constante aposta na inovação, a Lexus acaba de se lançar num novo desafio, desta vez na produção de filmes, com “Guiado pela Intuição/Driven by Intuition”, um anúncio cujo guião foi totalmente escrito com recurso à inteligência artificial (IA).

A realização ficou a cargo de Kevin Macdonald, autor de trabalhos como “O Último Rei da Escócia”, o filme biográfico sobre Whitney Houston, “Whitney”, e o documentário “Um Dia em Setembro”, vencedor de um Oscar. Macdonald ficou imediatamente interessado no conceito, reconhecendo que este exigia uma abordagem diferente de um filme convencional. “Quando recebi o guião, o melodrama da história convenceu-me pelo seu potencial.

O facto de a inteligência artificial ter conferido sensibilidade a uma máquina e de a ter colocado numa espécie de situação de combate para depois a levar a fugir em direção ao pôr-do-sol foi uma reação tão emocional e tão distante do que é, habitualmente, uma plataforma digital. A forma simples e charmosa como a IA escreveu a história é fascinante na sua interpretação da emoção humana, e mesmo assim inesperada o suficiente para conferir ao filme uma vertente claramente não-humana”.

A estreia mundial desta colaboração entre IA e um fabricante de renome tem como principal objetivo testar os limites de ambos e perceber como humanos e máquinas podem trabalhar em perfeita harmonia, explorando a importância da intuição na relação entre si e mostrando as características responsivas do novo sedan executivo, Lexus ES.

O resultado é uma curta dramática: um filme de um minuto que conta a história de um Mestre Takumi da Lexus que, ao terminar o seu meticuloso trabalho, liberta o novo Lexus ES para o mundo, apenas para que ele seja levado e ameaçado pela destruição. No momento crucial, o sistema automático de travagem de emergência do carro é ativado para salvar o dia, demonstrando o valor e a eficácia da tecnologia intuitiva incorporada no modelo.

Totalmente inovadora, a abordagem criativa do projeto está perfeitamente alinhada com as características do novo ES, um modelo que constantemente monitoriza o que está à sua frente e é responsivo às intenções do condutor e às condicionantes do trânsito e da estrada. Prova disso são a agilidade, o equilíbrio e a força da nova plataforma GA-K (Global Architecture – K) do ES, e a operação inteligente das funções incluídas no Lexus Safety System +. Têm capacidade para detetar riscos e iniciar automaticamente alertas de travagem, direção e condução para evitar acidentes ou reduzir as consequências, caso ocorra uma colisão.