Junho traz ao Museu FC Porto oficinas, teatro, música e 125 anos de história

Logo no arranque de junho, o Dia da Criança inspira um fim de semana em grande, o mês em que o Estádio do Dragão fica na história do futebol europeu como o primeiro palco de uma final da Liga das Nações, a nova competição da UEFA para seleções nacionais. Com esta prova a disputar-se em casa do FC Porto, o Museu (e todos os serviços integrados neste espaço, como são os casos do Museu Caffé e da FC Porto Store) encerra nos dias 5 e 9.

Junho é das crianças! A campanha do Dia Mundial da Criança volta a destacar o Museu FC Porto como ponto de referência na cidade Invicta para celebrar a efeméride internacional de 1 de junho. Neste dia, as visitas à exposição permanente são grátis para crianças até aos 12 anos, desde que acompanhadas por adultos portadores de bilhete Tour FC Porto. A oportunidade de conhecer a fundo os 125 anos de vida do clube português com mais títulos internacionais em futebol, e liderado pelo presidente mais vencedor na história do futebol internacional, Jorge Nuno Pinto da Costa, torna-se ainda mais imperdível com esta promoção muito especial, que pode e deve ser complementada com a participação na oficina aberta ”Sempre Criança”, realizada pelo Museu na Terra do Dragão, o espaço do Serviço Educativo.

No dia 2, e em parceria com a Trupe Sons em Cena, há ‘Música com Dragõezinhos’ apresenta duas sessões temáticas para crianças até aos 4 anos. Depois, o teatro de marionetas de “O Porto é uma Lição” (dia 15), a oficina criativa “Taco a Taco no Bilhar” (dia 16) e as ‘Histórias para Dragõezinhos’ (dia 29) preenchem ainda mais o calendário num mês em que o Museu continua a estar na linha da frente das preferências em eventos para todas as idades. É o caso, também, das exposições temporárias ‘Objeto do Mês’ (Hall do Museu), “Bilhar” (Sala Multiusos) e “Curiosidade Vertical” (Espaço João Espregueira Mendes), que decorrem entre os dias 1 e 30.

Aqui está a prova! Na agenda mensal de programação e atividades para famílias não faltam datas, eventos e fortes razões para visitar e sentir o bater do Coração do Porto!

Na noite de 13 de junho, o convite passa por ‘Dar Letra à Música’ by BPI Grupo CaixaBank – um êxito na agenda cultural da cidade. Como sempre, o Auditório Fernando Sardoeira Pinto recebe mais uma estreia nestes serões de puro entretenimento. Márcia anda num “Vai e Vem” entre concertos e passa pelo Museu para partilhar histórias e canções com a plateia e a habitual dupla de apresentadores do evento, marcado para o serão do dia 13, quando já se começa a sentir o cheiro a sardinhas assadas e manjericos, os aromas tão característicos nas celebrações dos santos populares.

No Porto, a padroeira da Invicta é a Nossa Senhora de Vandoma, mas quem dá nome à festa de arromba em junho é o São João. Pois bem, o Museu FC Porto volta a estar no mapa das Festas da Cidade com uma campanha dirigida às famílias (2 adultos + 2 crianças ou 1 adulto + 3 crianças), que vão beneficiar de uma promoção de 20% sobre o preço da tabela geral na aquisição do Tour FC Porto. O feriado municipal de São João tem lugar no dia 24, mas esta iniciativa do Museu decorre a partir do dia 15 de junho e só termina no final do mês.