Kazuyo Sejima abre as “The Álvaro Siza Talks”

Uma das maiores referências da arquitetura mundial, agraciada com vários prémios internacionais, entre os quais um Leão de Ouro na Bienal de Arquitetura de Veneza e o Prémio Priztker, marca presença em Serralves.

A Arquiteta Kazuyo Sejima, vencedora do Prémio Pritzker de Arquitetura em 2010, será a oradora principal nesta primeira edição daquela que é uma nova linha da programação de Serralves.

Com periodicidade anual, as “The Álvaro Siza Talks” convidarão os maiores arquitetos a abordar questões da arquitetura presentes na obra de Álvaro Siza. Desta forma abrir-se-á o debate sobre as questões mais relevantes da arquitetura contemporânea a arquitetos, académicos e estudantes, celebrando o espírito da obra de Álvaro Siza.

O objetivo central deste evento consiste na produção e no intercâmbio de conhecimento sobre a arquitetura. Cada edição estará subordinada a um tema específico e promoverá a discussão e o debate, tendo como leitmotiv questões e valores que encontram eco na prática de Siza.

O trabalho de Siza recorda-nos constantemente que todo o projeto arquitetónico contemporâneo relevante contém em si a totalidade da história da arquitetura. Desde o início da sua carreira que é possível detetar nos seus projetos a presença de traços de arquiteturas do passado, no entanto sempre profundamente trabalhados. A sua obra é a prova de que a criatividade pode avançar em qualquer direção e que a continuidade é a base para a inovação na arquitetura.

Esta primeira edição de “The Álvaro Siza Talks”, Conversas com a História, procurará explorar esta relação por duas vertentes: como a história da arquitetura influencia algumas das melhores práticas contemporâneas; e como podem, por seu lado, esses trabalhos sugerir novas leituras da história.

A sessão de abertura decorrerá a 16 de Julho com uma comunicação de Kazuyo Sejima.

A iniciativa The Álvaro Siza Talks é organizada pela Fundação de Serralves com o apoio da Fundação Aga Khan.

Bilhete para as Siza Talks: €5 (50% desconto para Estudantes, > 65 e Amigos de Serralves) à venda no Museu de Serralves ou no sítio da internet aqui.

Mais informações aqui .