O Labirinto da Saudade

Documentário excecional

Não é todos os dias que um canal de Televisão emite um programa como o documentário sobre Eduardo Lourenço. Intitulado O Labirinto da Saudade, adaptação da obra homónima, o documentário é narrado pelo próprio Eduardo Lourenço que percorre os espaços da sua memória e da própria história e identidade portuguesa, em busca do que seja isso de ser português.

A realização é de Miguel Gonçalves Mendes, que, num ambiente de extraordinária beleza (como é o do Bussaco) capta a essência do pensamento filosófico do pensador português. No documentário, participam ainda um grupo de ilustres amigos do professor Eduardo Lourenço como António Ramalho Eanes, José Carlos de Vasconcelos, Luís Sequeira, Pilar Del Rio, Siza Vieira, entre outros.

Em entrevista ao Expresso, o realizador confessa a emoção que teve ao receber o convite para o projeto e como foi gratificante contactar de perto como o reputado filósofo português e com todos os “amigos” que se quiseram estar presentes no documentário.

Inédito é o facto de o documentário ter sido apresentado pela RTP antes de estrear no cinema. Com efeito, só depois de ter passado na RTP1, no dia 23 de maio, em horário nobre (surpreendentemente), estreou no dia 24 de maio nos seguintes cinemas:

NOS Cinemas Amoreiras (Lisboa)
NOS Cinemas Alamdeda Shop & Spot (Porto)
NOS Cinemas Alma Shopping (Coimbra)
UCI Cinemas El Corte Inglés (Lisboa)
UCI Cinemas Arrábida Shopping (Gaia)

Algo invulgar, mas que aplaudimos, pelo simbolismo e pela relevância cultural!