L’AGOSTO regressa a Guimarães

O regresso está agendado para os dias 1, 2 e 3 de agosto. TOY (UK), The Field (SWE), Sensible Soccers e B Fachada entre as confirmações.

O festival de Verão de Guimarães regressa, em 2019, ao local de origem, nos jardins do Museu Alberto Sampaio, mesmo no coração da cidade. Para esta 3ª edição, o L’Agosto aposta em nomes internacionais de relevo, numa simbiose com o que de melhor se faz no plano nacional. No total, 9 concertos, divididos pelos três primeiros dias de Agosto, prometem agitar as águas marisqueiras do Minho e não só.

Os principais destaques vão para a presença de TOY, conjunto britânico de rock alternativo, e uma das bandas mais importantes no panorama internacional actual, dentro daquilo que é o indie rock. Trazem com eles o último disco de originais, “Happy in the Hollow”, editado neste ano de 2019. The Field, músico e produtor sueco, um dos nomes mais aclamados pela crítica e público dentro do espectro da música electrónica alternativa, que recebeu a nota de 9 valores no seu disco de estreia pela Pitchfork e entrou directamente para a lista dos 200 melhores discos da passada década, com rasgados elogios também por parte da NME e BBC. THE KVB, duo britânico de pop alternativa que se estreou, em 2015, no NOS Primavera Sound, e conquistou o público nacional, com algumas passagens pelo nosso país, desde então, e que vai apresentar, pela primeira vez, em Portugal, o último trabalho discográfico, editado em 2018, “Only Now Forever”. Ainda no plano internacional, destaca-se a estreia, em solo nacional, dos The Psychotic Monks, conjunto de rock pujante, a fazer lembrar o pós-grunge com toda a essência do punk, mais uma aposta forte desta edição do L’Agosto.

No plano nacional, há muito para contar com actuações que vão desde o hip-hip, passando pela música do mundo à electrónica. Sensible Soccers, banda de Vila do Conde, que traz o recém-editado “Aurora”, já aclamado pela crítica e pelo público, que os condecorou como banda de culto no plano nacional. B Fachada, multifacetado autor, compositor e produtor, que dispensa qualquer tipo de apresentações, regressa à cidade berço, para tocar o cancioneiro da sua obra. Allen Halloween, Scúru Fitchádu e Jibóia trazem ao festival sonoridades frescas da world music e do hip-hip cru e desconcertado, apostas vincadas para esta terceira edição do L’Agosto.

Os bilhetes vão estar à venda, em breve, nos locais habituais, com um valor reduzido, de pré-venda, até dia 30 de Junho: €10 para os bilhetes diários e €20 para os passes gerais.

O Festival L’Agosto tem a organização da Câmara Municipal de Guimarães, da Elephante MUSIK, Estúdio Lobo Mau e conta com o apoio da Antena 3.