Lendários extraterrestres visitam Aldeia Histórica de Castelo Novo

Prepare-se para uma grande batalha travada na Serra da Gardunha, entre seres extraterrestres… luzes misteriosas que surgem no céu, a grande velocidade… Está lançado o pretexto para uma festa única que vai acontecer na Aldeia Histórica de Castelo Novo, de 27 a 29 de julho.

Serão três dias de festa na Aldeia Histórica de Castelo Novo, protagonizados pelos lendários extraterrestres e pelas luzes misteriosas. De 27 a 29 de julho, “A Grande Batalha da Gardunha” é o sexto evento do ciclo “12 em Rede | Aldeias em Festa”, que durante todo o ano leva a cultura e a animação às 12 Aldeias Históricas de Portugal. Desta vez, a festa tem como tema acontecimentos sobrenaturais, enraizados no imaginário popular dos habitantes da Serra da Gardunha.

A Serra da Gardunha, uma das mais importantes elevações de Portugal, é um local único, envolto em misticismo e palco de fenómenos misteriosos que alimentam as lendas locais. São comuns, na aldeia histórica de Castelo Novo e nas aldeias envolventes, os relatos de avistamentos de objetos celestes, sendo um dos locais preferenciais pelos especialistas do fenómeno OVNI para as suas investigações. São ainda frequentes, nos dias de hoje, as expedições até à Penha para a observação destes fenómenos insólitos.

A aldeia histórica de Castelo Novo, no concelho do Fundão, oferece um programa repleto de atrações. Os visitantes terão a oportunidade de desfrutar da aldeia e de conviver com as suas gentes, numa descoberta de tradições seculares. Convívios gastronómicos, descoberta do património, recriações ao vivo, teatro comunitário, visitas guiadas, mercados ou oficinas, bem como momentos de animação musical estão contemplados. A entrada é gratuita.

Esta é uma iniciativa das Aldeias Históricas de Portugal e do Município do Fundão, apoiada pelo Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Depois de Castelo Novo, o ciclo “12 em Rede | Aldeias em Festa” prosseguirá com eventos nas restantes Aldeias Históricas de Portugal. Tome nota: Castelo Rodrigo (31 de agosto e 1 de setembro), Castelo Mendo (14 e 15 de setembro), Trancoso (5 a 7 de outubro), Idanha-a-Velha (1 a 4 de novembro), Monsanto (9 a 11 de novembro) e, finalmente, Belmonte (7 a 9 de dezembro). São nove meses de grande animação e que levarão milhares de visitantes às 12 Aldeias Históricas de Portugal. Não falte!