Livro de Carlo Gandolfi apresentado em Matosinhos

“Matter of Space. Città e architettura in Paulo Mendes da Rocha” de Carlo Gandolfi é apresentado no próximo dia 9, sábado, às 17h00, na Biblioteca da Casa da Arquitectura (CA) – Centro Português de Arquitectura, em Matosinhos. Segue-se uma conversa entre o autor, André Tavares e Nuno Sampaio. Entrada Livre sujeita à lotação da sala (50 lugares). Levantamento de bilhete 30 minutos antes na Bilheteira da CA.

A palavra inglesa matter remete em italiano para um duplo significado: para além de matéria, significa questão. A hipótese de fundo deste trabalho de pesquisa é tratar o tema do espaço em seus diversos significados nas escalas da arquitetura e da cidade.

No percurso entre teoria e prática, aborda-se a temática do espaço arquitetónico e urbano na cidade contemporânea a partir de uma experiência de formação do autor no estudo do Prémio Pritzker Brasileiro Paulo Mendes da Rocha, uma das figuras mais interessantes e enigmáticas do panorama arquitetónico internacional atual. A experiência prática é combinada com um rico aparato de reconstruções de projetos e questões teóricas que fornecem ao leitor uma densa série de instrumentos úteis para a prática do projeto de arquitetura.

O caráter pessoal do volume, que se baseia na premissa de que cada edifício envolve um sistema complexo de relações entre partes tectónicas e espaços internos e externos, destaca o papel específico que a arquitetura desempenha na arquitetura contemporânea, na construção do espaço arquitetónico e urbano.

Segundo Carlos Martí Arís, as referências ao mundo da arte, do cinema e da literatura, disseminadas de maneira homogénea em toda a obra, não a expõem ao risco de “excessiva sofisticação, enquanto sustentada por um olhar em que a relevância das ferramentas analíticas não nos impede de considerar a arquitetura como uma grande tarefa, tão antiga quanto o mundo”.

O volume faz parte da série AAC | Arti Architettura Città – studi, temi, ricerche da editora Accademia University Press (Turim, Itália).