Maio traz acrobatas e dois reis ao Algarve

Viagens que terminam em construções, feitas de gente e dois reis que contam a história da região, são as propostas do 365 Algarve.

Dias 4 e 5 de maio poderá ver, no Algarve, o culminar de uma viagem de mais de um ano, em que vinte artistas de circo descobriram como as suas acrobacias se podem relacionar com o espaço público. Uma construção coletiva e emocional que resulta numa arquitetura efémera em que artistas e desconhecidos se encontram para uma aventura única.

Les Voyages é uma construção coletiva e silenciosa, arquiteturas efémeras e sensíveis de corpos em equilíbrio, onde os encontros entre artistas e desconhecidos são solidários, frágeis, sentimentais. Uma odisseia circense fora do comum, fortemente sensorial e visual, repleta de tesouros escondidos que perdurarão na memória.

Esta é a proposta da Companhia circense XY, um coletivo que tem vindo a ganhar uma reputação a nível mundial, de acrobatas de alto-risco, sem rede. Neste momento em digressão pela Europa, Les Voyages teve início na Palestina e passará ainda este verão por Londres e Copenhaga. A 4 de maio estará no Portinho da Arrifana, em Aljezur, às 18h. E na vila de Monchique, com encontro no Largo dos Chorões, dia 5 de maio, às 16h30.

A entrada é gratuita neste espetáculo para toda a família.

É por Castro Marim que D. Afonso III e o rei árabe Amutâmide vão levar um grupo de participantes numa viagem através de diferentes períodos históricos do território. Neste Algarve Desvendado, o público é convidado a participar num espetáculo que vai passar em revista momentos como a conquista da região aos árabes, a expansão marítima portuguesa, a Guerra Civil, que opôs liberais a Miguelistas, e até “molhando o pé” no passado mais longínquo algarvio. Com música e uma linguagem moderna, todos vão poder rir e aprender um pouco com episódios menos conhecidos e relembrar o papel fundamental que a região teve na História do país.

No fim do espetáculo será oferecido aos participantes uma prova de vinho e a possibilidade de provar mel produzido na região, assim como a visita a uma mostra de artesanato local. Dia 4 de maio, no Castelo de Castro Marim. Bilhetes únicos de 10€, à venda no portal 365 Algarve.