Mais 4 livros de João Manuel Ribeiro no PNL

João Manuel Ribeiro é um dos autores mais prestigiados da literatura infanto-juvenil e não será por acaso. Quatro das suas obras acabam de ser referenciadas pelo Plano Nacional de Leitura – PNL.

“Palavras-chave”; “Pó-pó-pó, tiroliroliroló”; “E para o poeta outro modo de olhar” e ainda “Notícias fugazes do amor” de João Manuel Ribeiro acabam de ser recomendados pelo Plano Nacional de Leitura. A somar aos 11 livros que já constavam da lista.

Depois de há um ano, a distinção ter recaído sobre “Desapalavrada” e “Dédalo”, agora seguem-se mais quatro obras. Uma delas dirigida a adultos – “Notícias fugazes do amor”.

O anúncio acaba de ser feito pelo sítio do PNL e foi acolhido com orgulho e emoção por João Manuel Ribeiro que totaliza assim 15 livros recomendadas pelo PNL.

“Naturalmente que estou muito satisfeito com mais esta distinção”, confidencia o autor, que já em setembro irá lançar a terceira obra com a editora Acento Tónico e que ainda há poucos meses se estreou na Porto Editora.

Refere o site do PNL, que “a escolha de títulos destinados às listas de livros recomendados pelo Plano Nacional de Leitura é realizada por uma equipa de especialistas em diferentes áreas. A seleção deste corpus adequado aos níveis de competência e interesses dos leitores, obedece, essencialmente, ao mérito literário, ao rigor científico, à dimensão estética e à qualidade de tradução, se aplicável”.

Recorde-se que o Plano Nacional de Leitura foi criado em 2006 pelo Governo, para melhorar os níveis de literacia e leitura dos portugueses. Uma das faces mais visíveis do PNL passou precisamente pela criação de listas anuais de livros, recomendados para leitura para diferentes níveis letivos e em contexto escolar e familiar.

Teresa Calçada e Elsa Maria Conde presidem a comissão interministerial que está, por sua vez, dependente do Ministério da Educação, em articulação com as tutelas da Cultura e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

A literacia científica e digital constitui um dos objetivos principais das linhas orientadoras do PNL até 2027.

João Manuel Ribeiro tem no currículo 10 anos dedicados aos livros e no mercado existem já mais de 50 obras. Doutor em Ciências da Educação, João Manuel Ribeiro é diretor de “A Casa do João” – Revista de Literatura Infantil e Juvenil, única em Portugal, e publica textos de crítica no blogue (Andanças do Poeta).

Poeta, escritor, editor e investigador, doutor em Ciências da Educação, pela Universidade de Coimbra, João Manuel Ribeiro é ainda Formador de professores e formador de formadores. Tem-se dedicado à escrita para crianças, com um relevante trabalho de dinamização da literatura em Escolas Básicas do 1.º Ciclo e colégios.

Considerado um dos mais promissores autores de poesia para a infância, a viver no Porto, já trabalhou com ilustradores reputados como João Vaz de Carvalho, Vasco Gargalo, Ricardo Rodrigues, Marta Madureira, Anabela Dias, Sara Cunha, Fedra Santos e até com a norte-americana Katrina Kopeloff e o espanhol Xan López Domínguez. Tem livros traduzidos na Colômbia, Espanha, Itália e, brevemente, também na Eslovénia.