“Many Faces” lado a lado com Nações Unidas

Chama-se "Many Faces"e é a campanha pela igualdade, lançada pelo FC Porto e pela banda de rock britânica James que sensibiliza o público para vários dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que as Nações Unidas defendem para 2030.

O desenvolvimento sustentável é o grande desafio para a construção de um “mundo melhor” e a campanha “Many Faces” dá rosto e vida a esse mote! Uma perspetiva que também é seguida pela Organização Mundial de Turismo (OMT/UNWTO), da qual o Museu FC Porto é membro afiliado. “A afiliação à Organização Mundial de Turismo das Nações Unidas permite-nos partilhar esta visão a uma escala global, exponenciando a nossa ação na promoção da nossa missão e valores. No âmbito dos objetivos definidos pelas Nações Unidas para 2030, o Museu FC Porto partilhará esta campanha com a Organização Mundial de Turismo, tendo como objetivo a difusão da mensagem ‘Many Faces’ junto das centenas de órgãos governamentais e privados ligados ao setor do turismo”, comenta Mafalda Magalhães, diretora e responsável pela gestão operacional do Museu FC Porto.

O apelo a temas tão relevantes como a igualdade de oportunidades e de género e a inclusão social são alguns dos exemplos de ODS que se cruzam com a mensagem da campanha “Many Faces”. Em linha com os objetivos de sustentabilidade delineados em 2015 pelas Nações Unidas, a campanha também abrange o apelo à responsabilidade na promoção da igualdade no acolhimento de todos os públicos, preocupação defendida pelo Museu FC Porto desde a sua abertura em 2013.

Jorge Costa, presidente do Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo (IPDT), assinala a importância da iniciativa conjunta dos James e do FC Porto no enquadramento das metas globais a alcançar nesta década: “Todos fazemos parte deste esforço global na luta pela inclusão, respeito e igualdade entre povos e o desporto não é exceção. Sendo esta campanha um importante contributo para a valorização social e combate à discriminação, o IPDT não podia deixar de louvar a iniciativa e associar-se à mesma.”