MAR Shopping Matosinhos ao teu lado no sucesso escolar

O MAR Shopping Matosinhos em parceria com a Câmara Municipal de Matosinhos e a loja IKEA Matosinhos, promove, de 1 a 20 de outubro, uma campanha de doação de livros destinados às escolas do concelho.

Com o objetivo incentivar a leitura e contribuir para o sucesso escolar dos mais novos, o MAR Shopping Matosinhos desafia quem tiver livros infanto-juvenis em bom estado e que, idealmente, estejam integrados no Plano Nacional de Leitura (PNL), a entregá-los no Balcão de Informações do Piso 0 e contribuir para que as crianças e jovens de Matosinhos possam despertar ou alimentar a paixão pelos livros e pela leitura.

Recorde-se que a lista de obras abrangidas pelo PNL pode ser consultada em www.pnl2027.gov.pt.

Para Sandra Monteiro, diretora-geral do MAR Shopping Matosinhos, “esta  iniciativa representa o compromisso do MAR Shopping Matosinhos de estar envolvido com a comunidade local, desta vez através de um contributo para fomentar hábitos de leitura nas crianças do concelho”.

A Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, e o Vereador da Educação, Professor Correia Pinto, consideram que “a aposta em estratégias de promoção e desenvolvimento da competência leitora, que estão na linha das prioridades de todos os agentes educativos, são também uma preocupação da Câmara Municipal de Matosinhos. Facto pelo qual o Município promove, em colaboração com os Agrupamentos de Escolas vários programas neste domínio.”

No local onde decorre a entrega dos livros vão ter ainda lugar três momentos em que as palavras escritas ganharão vida na voz de Contadores de Histórias, cativando os mais pequenos para os muitos e maravilhosos mundos que se escondem nas páginas dos livros.

A primeira ação dos Contadores de Histórias tem lugar no domingo, 6 de outubro, tendo como base o livro “Chocolata” de Helga Bansch e Marisa Nunez. Uma semana depois será a vez de “A Casa da Mosca Fosca” e, no domingo seguinte, as crianças podem ficar a conhecer o “Cabaz de Histórias do Arco da Velha”. A música, a dramatização e a forma divertida como estas histórias vão ser contadas são apelativas não só para crianças em idade escolar, mas também para as mais pequenas, para quem a leitura é ainda um mistério.

Programa dos Contadores de Histórias

Domingos 6, 13, 20 de outubro de 2019 às 16h00

Atrium, Piso 0 do MAR Shopping Matosinhos

 6 de outubro – Contos da Caixa Mágica

Chocolata (M/4) | Conto adaptado a partir do livro “Chocolata”, de Helga Bansch e Marisa Nunez, que conta o que acontece quando Chocolata, uma hipopótamo vaidosa, sai do campo para ir às compras à cidade. Um momento de interação entre os contadores e as crianças, com muitas surpresas à mistura.

13 de outubro – Histórias com Música lá Dentro

A Casa da Mosca Fosca (M/2) | Com base no livro “A Casa da Mosca Fosca”, de Eva Mejuto, esta história atrai as crianças com  lengalengas, onomatopeias e personagens como o Morcego Ralego, o sapo Larapo, ou o Urso Lambeiro. Todos estão numa festa em casa da Mosca Fosca, quando alguém bate à porta. Quem será que aí vem?

20 de outubro– Histórias com Música lá Dentro

Cabaz de Histórias do Arco da Velha (M/3) |Histórias com papões, feiticeiras, feitiços, medos e surpresas. Lembram o imaginário ligado à escuridão e as noites à lareira, a ouvir histórias de encantar contadas pelas avós.