Marcha Mundial do Clima no Porto

A marcha na Invicta está marcada para o dia 8 de setembro, às 17 horas, na Praça da Liberdade, subordinada ao lema “Parar o petróleo! Pelo clima, justiça e emprego!”

Por iniciativa da “Rise for Climate”, o Porto alia-se a Lisboa e a Faro para exigir um mundo livre dos combustíveis fósseis, em que as pessoas e a justiça social estejam acima dos lucros. Isto porque, como se compreende, a verdadeira liderança climática nasce a partir das pessoas. Isto significa ver o poder nas mãos das pessoas, em vez das corporações; significa uma vida melhor para quem trabalha e justiça para as populações mais afetadas pelos impactos das alterações climáticas e pelas atividades das petrolíferas.

O convite é, portanto, marchar para exigir uma transição justa e rápida para as energias renováveis e a recusa de quaisquer infraestruturas de combustíveis fósseis novas, nem em Aljezur, nem em Aljubarrota, nem em lugar nenhum.

Esta marcha é apoiada por múltiplas entidades, públicas e privadas, de diferentes e diversos quadrantes políticos. Porque a causa do ambiente é de todos!