Março para todos no Museu FC Porto

O mês de março é do Pai, mas também da Mulher e, claro está, da Primavera e tudo isto sem esquecer as crianças! Contas feitas, março é de todos no Museu FC Porto.

A ‘Primavera’ é o tema da sessão de Música com Dragõezinhos, logo no dia 1 no Museu FC Porto, a que se junta o regresso de Teatro com Dragõezinhos (dia 8): a segunda temporada começa com ‘Paleta de Cores’ e o espetáculo, multissensorial e apelativo à participação dos espetadores, dirige-se a crianças dos 0 aos 4 anos, sem deixar de forma as mães, os pais ou outros acompanhantes. Na mesma linha de envolvimento, a oficina criativa Pai Dragão – Pegada de Afetos (dia 15) e ‘Os Sabassopa’ das Histórias para Dragõezinhos (dia 21) colocam a Terra do Dragão (espaço do Serviço Educativo) nos roteiros familiares de março.

Canções, teatro e contos na Terra do Dragão, campanhas no Dia Internacional da Mulher e no Dia do Pai, marionetas no Hall, Bárbara Tinoco no palco do Dar Letra à Música e arte e cultura que fazem a diferença no Espaço João Espregueira Mendes…

As campanhas do Dia Internacional da Mulher (dia 8) e do Dia do Pai (dias 19 a 22) são excelentes oportunidades para fazer, ou repetir, o Tour FC Porto. Estas duas ações também estão alinhadas com a programação dirigida às famílias, onde, na verdade, se enquadra tudo o que acontece neste imenso Coração do Porto. Assim, as exposições temporárias Objeto do Mês – Ano 2019 (dias 1 a 31) e Dia Mundial da Marioneta – ‘O Porto é uma Lição’ (dias 21 a 29), ganham ainda mais destaque no pensamento de quem visita ou pretende visitar o Museu FC Porto.

Bárbara Tinoco é uma nova menina dos olhos da música nacional. A jovem Bárbara sobe ao palco (dia 18) do Dar Letra à Música (DLAM), para cantar e partilhar estórias com a plateia e a habitual dupla de apresentadores e provocadores destas noites de humor e entretimento no auditório do Museu. Já há bilhetes à venda e convém não facilitar porque, no DLAM, a tendência da lotação é para esgotar.

O Espaço João Espregueira Mendes (EJEM) completa um ano de atividade em março. A abertura desta sala no Museu FC Porto reforçou a oferta artística na centralidade cultural do Estádio do Dragão, claramente obrigatória e pioneira na área oriental da cidade do Porto. O êxito do projeto EJEM mede-se pela adesão do público às exposições realizadas nesta sala, e foi pela procura que Cintilações: obras maiores do séc. XX português na coleção Ilídio Pinho prolongou-se por mais um mês, até ao final de março. Da mesma forma, no dia 18, há Uma Conversa Entre… Miguel von Hafe Pérez (curador do EJEM) e a professora Laura Castro (Escola das Artes da Universidade Católica), com entrada livre, tal como a exposição.

Descontos nos “blue holidays” do Museu FC Porto

O Museu FC Porto lançou a campanha “Blue Holiday” que visa proporcionar condições ainda mais especiais aos sócios do clube que pretendam visitar o Museu e o Estádio do Dragão em feriados selecionados e fins de semana prolongados.

A campanha “Blue Holiday”, em 2020, estará ainda em vigor de 10 a 12 de abril; 1 a 3 de maio; 10 a 14 de junho e 3 a 5 de outubro, embora estas datas possam sofrer ainda alterações.

Os bilhetes serão válidos apenas no período da campanha e o desconto não é cumulativo com outras campanhas ou promoções em vigor. De recordar que, em dias de jogo ou vésperas de jogos das competições europeias, a visita ao Estádio do Dragão não se encontra disponível.

A apresentação do cartão de sócio, que é pessoal e intransmissível, é indispensável para a atribuição das condições aplicáveis.

Por fim, saliente-se que, além do “Blue Holiday”, os sócios do FC Porto podem também usufruir de condições especiais no Museu FC Porto com as campanhas “Dia de Jogo” e “Sócio-Embaixador”.

“Exit Games” estão a chegar ao Museu FC Porto

O Museu FC Porto e a Porto Exit Games celebraram uma parceria para a abertura de três jogos “escape room” inovadores num espaço contíguo ao Museu, no lado nascente do Estádio do Dragão. Desta forma, e dentro de um conceito emergente em várias cidades europeias, vai nascer em 2020 mais um polo de atração no centro do universo portista.

Os “escape room games” são desafios que podem ser realizados em grupo. Estes jogos estimulantes promovem o espírito de equipa na resolução de mistérios, levando os participantes a interpretarem pistas e a recorrerem a diferentes objetos com o objetivo final de saírem em menos de 60 minutos da sala temática onde a ação se desenrola.

A Porto Exit Games, parceiro escolhido pelo Museu FC Porto para desenvolver o projeto no Estádio do Dragão, é uma referência do conceito ‘escape room games’ na cidade do Porto, tendo sido premiada com o Certificado de Excelência TripAdvisor nos últimos 5 anos. Esta promotora explora já com grande sucesso mediático três salas na Praça Guilherme Gomes Fernandes e, em 2019, estreou um conceito de jogos no centro da cidade com o projeto Banzai.

Sempre à procura da inovação, o Museu FC Porto, primeiro museu no mundo a tornar-se membro afiliado da Organização Mundial de Turismo das Nações Unidas, também faz a diferença com os “escape room games”, acrescentando mais uma vertente à centralidade desportiva, cultural e turística do Estádio do Dragão e acentuando-se como referência na cidade do Porto e da Região Norte. Esta aposta surge no âmbito dos objetivos permanentes do Museu relacionados com a atração de novos públicos, gerando ainda um aumento de ofertas para sócios e adeptos do FC Porto e criando condições para exponenciar o número de visitas, que no último ano de atividade ultrapassou as 186 mil.