Matosinhos recebe mesa dos Sonhos

Mesa dos Sonhos: duas coleções de Arte Contemporânea - Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento e Fundação de Serralves é uma exposição realizada a partir de obras da Coleção de Serralves, a ser apresentada no Galeria Municipal de Matosinhos, pelas 15h30 de dia 18 de maio, no âmbito do acordo de integração do Município de Matosinhos como Fundador de Serralves.

“Mesa dos sonhos” não pretende fixar-se num único meio de expressão artística, mas estabelecer diálogos e confrontos entre diferentes modos de produção e de pensamento. Através do diálogo entre as duas coleções, o espectador é convocado para uma pluralidade de universos e de questões estéticas, políticas e poéticas.

Embora as duas coleções tenham perfis e dimensões diferentes, aproximam-se e complementam-se exemplarmente: a Coleção da FLAD tem um acervo de desenho considerável de artistas portugueses, que a Coleção de Serralves, muito rica no mesmo período (anos 1960–2000), vem contextualizar internacionalmente.

Como resultado da parceria estabelecida entre a Fundação de Serralves e o Município de Matosinhos, a Galeria Municipal desta cidade recebe dia 18 deste mês de maio, a exposição Mesa dos Sonhos: duas coleções de Arte Contemporânea – Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento e Fundação de Serralves. Esta exposição estará patente até 15 de setembro reveste-se de especial significado por reunir obras de duas das mais relevantes coleções presentes no nosso país.

Esta iniciativa integra-se num programa de exposições e apresentação de obras da própria Coleção de Serralves e de outras coleções a seu cargo especificamente selecionadas para os locais de exposição com o objetivo de tornar este acervo acessível a públicos diversificados de todas as regiões do país. Este programa de itinerâncias percorrerá o país, apresentando diferentes exposições e obras em mais de 30 locais e municípios do nosso país, cumprindo assim a Fundação de Serralves, que este ano celebra o seu 30º aniversário, a sua missão de apoio efetivo à descentralização da oferta cultural.

Mesa dos Sonhos: duas coleções de Arte Contemporânea – Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento e Fundação de Serralves

Alberto Carneiro, Alicia Framis, Ana Jotta, Blinky Palermo, Dimitrije Basicevic Mangelos, Helena Almeida, James Lee Byars, João Queiroz, Joel Fisher, José Pedro Croft, Julião Sarmento, Leonor Antunes, Luísa Correia Pereira, Marcelo Cidade, Pedro Cabrita Reis, Silvia Bächli

Curadoria: João Silvério

“Mesa dos sonhos: Duas coleções de arte contemporânea” reúne cerca de 30 obras da Coleção de Serralves e da Coleção da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD), em depósito na Fundação de Serralves. A exposição resgata para o seu título um poema de Alexandre O’Neill, reconhecido poeta e artista visual, e parte da mesa enquanto metáfora e realidade vivida — um lugar de encontro, de confronto, de comunhão, de deriva, e um espaço social, seja na intimidade da casa ou num espaço aberto e partilhado como o espaço público.