Mercado de Matosinhos vira estúdio de Instagram

Três dos mais influentes instagramers portugueses, Kitato, Wandson Lisboa e João Bernardino, dinamizam no dia 29 de junho um dia inteiro de atividades ligadas à fotografia, ao vídeo e ao stop motion.

O Mercado Municipal de Matosinhos vai ser transformado num estúdio de Instagram. Do nascer ao pôr-do-sol do dia 29 de junho, uma designer e três dos mais influentes instagramers portugueses (com uma audiência acumulada de cerca de 230 mil seguidores) vão acolher todos os interessados para um laboratório criativo na área da fotografia, do vídeo e do stop motion.

A proposta passa por fotografar o Mercado de Matosinhos, partilhando as imagens no Instagram e mostrando ao mundo um equipamento comercial que em maio foi objeto de amplo destaque nas revistas “Time Out Porto” e “Evasões”. O mercado, classificado como Monumento de Interesse Público, será, assim, um verdadeiro estúdio de Instagram e o epicentro da rede. Toda a comunidade portuguesa do Instagram está convocada para se juntar a esta experiência.

No mercado estarão uma designer, três influenciadores, uma tela que funcionará como uma folha em branco à espera de ser preenchida com a criatividade dos participantes e um estúdio improvisado de cinema de animação, no qual os vegetais, a fruta e os peixes ganharão uma nova vida em pequenos vídeos prontos a serem colocados na rede. A manhã será dedicada à fotografia e a tarde à edição, sendo o resultado do laboratório exposto ao fim do dia.

Maria João Branco, João Bernardino (@joao.bernardino), Luís Octávio Costa (@kitato) e Wandson Lisboa (@wandson) estarão atentos às pessoas que trabalham no mercado e às dinâmicas do seu quotidiano. As bancas de peixe fresco, a fruta, os legumes, o feijão a granel e o talho, mas também a arquitetura e os projetos emergentes, das bicicletas, ao design, passando pelas viagens, pelo sushi, pelo café ou pelo pão, estarão a postos para dar cor às imagens e à criatividade de todos os participantes.

O Day Lab contará com ações de Stop-motion LabVideo LabPortrait Wall e Edit Lab, sempre acompanhadas pelos quatro criativos convidados. Os resultados serão partilhados ao longo do dia na página de instagram do Mercado de Matosinhos e no hashtag #labday_mercadomunicipal. Para participar, basta aparecer e fazer parte desde mercado em tempo e modo real.

Esta iniciativa integra-se no programa municipal de dinamização e revitalização do comércio tradicional da Rua Brito Capelo, das ruas envolventes e do Mercado Municipal de Matosinhos. O programa inclui um conjunto de propostas que, durante o verão, convocam o público a marcar presença numa das mais tradicionais zonas comerciais do concelho, num ambiente que se pretende de proximidade e de celebração partilhada entre público e comerciantes.