Mia Couto e José Eduardo Agualusa à conversa na FNAC Chiado

Primeiro livro escrito em conjunto por duas grandes personalidades da literatura portuguesa reúne três novelas curtas. Melhor que duas só mesmo quatro mãos para criar uma obra literária! Assim aconteceu com Mia Couto e José Eduardo Agualusa que, pela primeira vez, se juntaram para escrever. O resultado pode ser conhecido na FNAC Chiado.

A conversa entre os dois autores, que vão estar no próximo dia 12 de outubro, na FNAC Chiado, às 17h, servirá para apresentar “O Terrorista Elegante e Outras Histórias. O público irá, naturalmente, ficar a saber mais sobre a grande amizade que os une e o processo criativo deste livro.

Escrito por dois dos autores mais populares e reconhecidos da ficção em língua portuguesa, “O Terrorista Elegante e Outras Histórias” reúne três novelas curtas, intituladas “O Terrorista Elegante”, “Chovem amores na rua do matador” e “A Caixa Preta”.

Na história “O Terrorista Elegante”, que dá título ao livro, um angolano é preso em Portugal por suspeita de participação em atos de terrorismo. O homem alega ser capaz de voar e conversa com um passarinho na prisão, que parece dar-lhe as orientações necessárias para que cumpra a sua missão.

As três novelas que compõem este livro têm como inspiração peças de teatro escritas em conjunto pelos autores e encomendadas pelos grupos de teatro A Barraca, de Lisboa, e Trigo Limpo – Teatro ACERT, de Tondela. Contudo, depois de conversas informais na bela e histórica cidade de Paraty, no Brasil, essas peças foram reescritas pelos autores sob a forma de contos.