Mob Lab Congress no Porto

O evento Mob Lab Congress regressa no dia 16 de maio para a sua segunda edição. Organizado pela IFE by Abilways, em colaboração com a Câmara Municipal do Porto, o Mob Lab Congress decorre na Fundação Dr. António Cupertino de Miranda.

Em destaque no Mob Lab Congress estão os temas da transformação tecnológica, que engloba a condução autónoma, blockchain, integração de Big Data e cibersegurança; a mobilidade partilhada no transporte de passageiros e mercadorias; a mobilidade on demand, assim como as potencialidades previstas para as cidades do futuro e para as smartcities. Especialistas dos setores dos Transportes, Tecnologia, Energia, Telecomunicações, Ambiente e Inovação vão estar presentes para abordar desafios e soluções da mobilidade.

Dados e tendências atuais sobre o setor da mobilidade dão o mote à escolha destes temas. Os transportes públicos coletivos são utilizados como forma principal de mobilidade apenas por 11% e 16% das pessoas nas áreas metropolitanas do Porto e Lisboa, respetivamente. Por outro lado, as vendas de automóveis elétricos cresceram cerca de 150% em 2018, em Portugal, e o transporte individual permanece a forma preferencial de transporte nas áreas metropolitanas do Porto (69%) e Lisboa (60%). De destacar que, atualmente, já são mais de 1000 as cidades que disponibilizam bicicletas públicas.

Oradores de cerca de 20 entidades e empresas de relevo vão estar presentes, incluindo a Autoridade Nacional Segurança Rodoviária; Instituto da Mobilidade e dos Transportes; Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos – UVE; SOLTRAFEGO; CCDR Norte; CEIIA; ARMIS ITS; Visa e Logística & Transportes Hoje. No campo da investigação estarão oradores do Centro de Computação Gráfica e da Universidade do Minho. O Metro do Porto e os Transportes Intermodais do Porto também estarão presentes, bem como a Câmara Municipal do Porto que coorganiza o evento. Representantes das Câmaras Municipais de Cascais, Faro, Matosinhos e Viseu vão também estar presentes.