Mostra de Amadores de Teatro percorre freguesias de Guimarães

Ponte, Campelos, Briteiros, Caldas das Taipas e Brito recebem apresentações da Mostra de Amadores de Teatro (MAT’18) que culmina com os três melhores espetáculos no Pequeno Auditório do Centro Cultural Vila Flor.

Na edição de 2018 da Mostra de Amadores de Teatro (MAT’18), o espaço de apresentação dos Grupos de Teatro de Amadores de Guimarães repete o formato revisto e alargado de 2017, com programação do Teatro Oficina. Todos os grupos do concelho puderam responder à convocatória pública, como habitualmente. Responderam 5 projetos para serem apresentados nos espaços habituais dos grupos, pelo território, na cidade e nas freguesias. O júri da Mostra vai assistir aos espetáculos e eleger os três melhores que se apresentam no Centro Cultural Vila Flor (CCVF), a fechar esta festa de teatro.

Entre os dias 13 e 21 deste mês, os Grupos de Teatro de Amadores participantes na MAT’18 apresentam os seus projetos artísticos candidatos a figurarem entre os 3 melhores espetáculos que subirão ao palco do Pequeno Auditório do CCVF de 25 a 27 de outubro, sempre às 21h30. Esta festa do teatro encerra após a apresentação do último espetáculo, no dia 27, às 23h30, com o anúncio dos prémios pelo júri, que nesta edição é constituído por Casimiro Silva, Manuela Paredes, Torcato Ribeiro e os profissionais convidados pelo Teatro Oficina Nuno Preto e Valdemar Santos.

Assim, a partir deste sábado, 13 de outubro, os Grupos de Teatro de Amadores arrancam para uma maratona performativa que percorre vários locais de Guimarães – Ponte, Campelos, Briteiros, Caldas das Taipas, Brito – e culmina com os três melhores espetáculos no Pequeno Auditório do Centro Cultural Vila Flor.

O caminho inicia-se no dia 13 com ATRAMA a apresentar a peça “A Estação” no Salão Paroquial de Ponte. Na noite seguinte, 14 de outubro, é a vez da Astronauta Associação Cultural dar a conhecer as suas “Palavras Hábeis” no Centro Social Recreativo e Cultural de Campelos. Segue-se a ARCAP Ponte, no dia 19, com “Os de cima dizem” a apresentar-se em palco na Casa do Povo de Briteiros. A paragem seguinte leva o Grupo de Teatro Citânia até aos Banhos Velhos nas Caldas das Taipas para mostrar “As Voltas da Maralha”, no dia 20. A última apresentação acontece nos Espaços Criativos, em Brito, com “A Jorna” do Grupo de Teatro de Campelos, no dia 21. Todas as apresentações têm início às 21h30.

Realizado anualmente, o concurso de apoio à criação teatral para os grupos de teatro de amadores do concelho de Guimarães tem como objetivos promover a criação, a divulgação e o desenvolvimento de obras da dramaturgia de todas as épocas, apoiar a atividade dos grupos de teatro de amadores do concelho de Guimarães e fomentar o gosto pela fruição e prática artística na área do teatro.

Os bilhetes para assistir aos 3 espetáculos selecionados para subir ao Pequeno Auditório do CCVF têm o custo de 3,00 euros e poderão ser adquiridos, como habitualmente, nas bilheteiras do Centro Cultural Vila Flor, do Centro Internacional das Artes José de Guimarães e da Casa da Memória de Guimarães, bem como nas lojas Fnac e El Corte Inglês, entre outros pontos de venda, e na internet em www.ccvf.pt e oficina.bol.pt .