MySNS Carteira – A carteira electrónica da saúde

Aplicação móvel disponibiliza cartão de atividade física.

A App MySNS é uma aplicação oficial do Serviço Nacional de Saúde e é a ligação móvel a este portal e aos serviços digitais da saúde, com o propósito de aumentar a proximidade junto do utente e a transparência dos serviços prestados.

O MySNS é uma ferramenta que permite consultar notícias do Serviço Nacional de Saúde, consultar informação de saúde, disponibilizar uma lista e mapa instituições de saúde (Hospitais, Cuidados de Saúde Primários e Farmácias), avaliação da qualidade e satisfação do SNS pelos cidadão, e consulta de informação do Centro de Contacto SNS 24, além disso irá receber notificações tais como alertas de calor, etc., associadas à sua localização.

Neste quadro, está já disponível desde janeiro passado, na aplicação móvel MySNS Carteira eletrónica da Saúde, o cartão de atividade física.

Integrando várias funcionalidades, este novo cartão permitirá monitorizar a prática de atividade física. Contador de passos, calorias gastas, distância percorrida e gráfico de média de passos são as funcionalidades que, de uma forma muito simples, irão contribuir para monitorizar os níveis de atividade física do cidadão.

No âmbito do programa para a saúde, e no que diz respeito à promoção da atividade física, o Governo pretende que Portugal assuma uma posição pioneira na implementação das orientações da União Europeia e da Organização Mundial da Saúde. O novo cartão da app MySNS Carteira pretende promover e intensificar estas indicações.

É de assinalar que os médicos podem promover a atividade física, em geral, através da PEM – Prescrição Eletrónica Médica, sendo que, brevemente também poderão prescrever exercício físico específico, adequado a cada utente.

Ainda durante este ano, mais cartões digitais estarão disponíveis na MySNS Carteira, tais como o cartão de alergias, através do qual o cidadão poderá consultar a sua lista de alergias e intolerâncias registadas, o cartão de dador de sangue, entre outros.

Integradas nas medidas do SIMPLEX, definidas pelo Ministério da Saúde, as aplicações móveis, desenvolvidas pela Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, EPE (SPMS), estão alinhadas com os princípios de transparência, inovação e informação.