Nas Aldeias do Xisto o Entrudo veste-se de tradição, folia e máscaras de cortiça

Nas Aldeias do Xisto a tradição do Entrudo ainda é o que era. Este ano a animação invade novamente as ruas de Aigra Nova e das aldeias vizinhas. Os foliões garantem muita animação por entre quadras jocosas e brincadeiras. Venha ao Entrudo e escolha a sua máscara de cortiça!

No próximo dia 3 de março, a Aldeia do Xisto de Aigra Nova (Góis) festeja o Entrudo em toda a sua tradição. Vivem-se costumes antigos através dos muitos mascarados que percorrem a aldeia numa celebração simples mas muito criativa e divertida. As máscaras utilizadas nesta festa são únicas e eram feitas a partir de aproveitamentos dos antigos apiários em cortiça – estas tornaram-se na imagem de marca do Entrudo que hoje se celebra nas Aldeias do Xisto. Vestem-se roupas e objetos velhos, mascara-se o rosto, e depois parte-se para a folia.

Está na hora de brincar ao Carnaval!

Este ano, a habitual festa carnavalesca que anima as ruelas das Aldeias do Xisto decorre no primeiro domingo de março, pelas 8h30, em Aigra Nova, onde se iniciará a Corrida do Entrudo, que passará também pelas aldeias da Pena, Cerdeira, Esporão e Ponte Satão. Ao longo do percurso, os foliões vão declamar quadras jocosas sobre os vizinhos, atormentar as velhas e seduzir as novas.

Da parte da tarde, e de volta a Aigra Nova, a animação estará a cargo do Grupo de Concertinas do Machio (Pampilhosa da Serra), do Jogo do pau e da III Edição do Desfile de Entrudo. Paralelamente, decorrerá o Atelier de Construção de Máscaras em Cortiça, orientado por um artesão local.