Navegar em segurança com YouTube Kids

Navegar sim, mas em segurança – é o grande motor de ação do YouTube Kids que acaba de chegar a Portugal.

YouTube Kids – sem vídeos para adultos, sem linguagem imprópria e sem anúncios para bebidas açucaradas – assim se apresenta o YouTube Kids que acaba de chegar a Portugal. Graças a esta nova aplicação, os pais podem selecionar manualmente os vídeos que os filhos podem ver. Três anos depois de ter sido apresentada nos EUA, o Google lançou em Portugal uma aplicação do YouTube dedicada às crianças.

Os mais novos passam a ter acesso a uma versão especial do serviço, que apenas inclui conteúdo infantil (desde tutoriais, a músicas e desenhos animados). E o melhor de tudo, é que os pais podem controlar. Comentários nos vídeos também não são permitidos.

A aplicação divide-se em três categorias principais (programas infantis como desenhos animados e séries juvenis, aprendizagem e música), mas crianças com autorização podem pesquisar conteúdo adicional por escrito ou com a voz. Direcionado para crianças dos 2 aos 12, o YouTube Kids disponibiliza conteúdos do Youtube que foram avaliados e filtrados com sistemas automáticos de segurança para garantir que são adequados a estas idades. A partir de agora, as crianças já podem ver os seus programas favoritos e de forma segura! Boas notícias para pais e filhos!

LEIA também: As crianças em frente aos ecrãs

Uma das categorias disponíveis é aprendizagem que inclui tutorias e programas educativos.

Em 2018, o YouTube Kids já está disponível em 40 outros países. Em apenas três anos alcançou mais de 11 milhões de utilizadores ativos por todo o mundo, e agora vai seduzir as crianças portuguesas e tranquilizar os pais.

Para evitar que as crianças passem demasiado tempo em frente ao ecrã, os pais podem ainda selecionar um temporizador que desliga a aplicação passado um tempo específico. É uma estratégia que não é exclusiva às crianças. O novo sistema operativo do Google, o Android P, também alerta os utilizadores adultos quando passam demasiado tempo agarrados a uma aplicação, seja para ler emails do trabalho durante as férias ou ver vídeos durante a madrugada.

LEIA também: Passa muito tempo ao telemóvel?

O YouTube Kids está disponível gratuitamente no Google Play e App Store. De todos os serviços de vídeo da Internet, o YouTube é aquele que mais utilizadores tem. Mas nem todos os conteúdos são dedicados a todos os públicos, e por isso, a Google decidiu criar há alguns anos o YouTube Kids. Chega agora a Portugal.