NEOPOP: o maior festival de música electrónica do país

Jeff Mills, Laurent Garnier, Hardfloor (live) e os portugueses Rui Vargas e Sensible Soccers são algumas das novas confirmações para o NEOPOP.

Jeff Mills, Laurent Garnier, Hardfloor (live) e os portugueses Rui Vargas e Sensible Soccers são algumas das mais recentes confirmações para o NEOPOP 2019, o maior festival de música electrónica do país que, entre os dias 7 e 10 de Agosto, reafirma Viana do Castelo como um dos epicentros do desenvolvimento da cultura de música electrónica. Alguns dos nomes mais importantes da música de dança da actualidade – a par dos já anunciados Underworld (live), Amelie Lens, Ben Klock ou Rebekah (live) – vão desfilar, ao longo de 4 dias, por 4 palcos: Neostage, Antistage, Teatro Sá de Miranda e Parque de Campismo.

Destaque para Jeff Mills, um dos grande protagonistas da segunda geração do techno de Detroit, artista que transporta a arte do djing até aos seus limites, numa performance que eleva a música electrónica a patamares aos quais poucos a conseguiram colocar.

 Laurent Garnier o francês com 30 anos de carreira que cruza géneros com uma mestria invulgar, explorando as sonoridades antepassadas e mantendo-se atento às mais recentes tendências.

Juntam-se ainda Chris Liebing, um dos mais influentes DJ da actualidade, conhecido por descarregar fortes doses do mais avançado techno, conduzindo o seu público numa viagem com destino imprevisto. E Rødhåd, cuja sonoridade é capaz de albergar as mais impares trajectórias do género, com viagens aleatórias, onde a descoberta é constante e a surpresa inevitável.

Porta-estandartes de um techno sem amarras, apresentamos Héctor Oaks, artista que funde influências intemporais de Detroit e Chicago; os baluartes britânicos Dax J e Ø [Phase], que actuará lado a lado com o aficionado da tecnologia Matrixxman; o português Lewis Fautzi e o duo berlinense Pan-Pot, entre outros.

No que diz respeito às sonoridades mais viajantes, natural destaque para os mentores da Afterlife – Tale of Us – ou o minimalismo hipnótico de Nicolas Lutz, enquanto de Ivan Smagghe, DJ Deep b2b Zadig ou de Solar b2b Lokier, esperamos sets surpreendentes que divagam no largo espectro da música de dança.

 Mas não só de DJ sets se faz o Neopop Festival 2019. Aos já anunciados live acts de Rebekah, Surgeon e The Advent, junta-se a performance frenética do astro house KiNK; o acid dos veteranos Hardfloor; o electro e EBM dos lendários Amato & Adriani (The Hacker e o fundador da Mannequin Records, Alessandro Adriani); os sintetizadores modulares de Colin Benders; o techno psicadélico do japonês Wata Igarashi e o experimentalismo da fundadora da Fullpanda, Dasha Rush.

 A completar o cartaz desta segunda vaga de artistas anunciados para o NEOPOP, vão subir a palco Acid Pauli, Interstellar Funk, Julianna, Nastia, Paco Osuna, Rui Vargas e Sensible Soccers.