Novos Talentos FNAC

Artistas têm até dia 19 de abril para se inscrever. Cinema, Escrita, Fotografia e Música são as áreas a concurso. Inscrições gratuitas e online.

“Mostra-te ao mundo”: A FNAC volta a desafiar os jovens artistas das áreas do Cinema, Escrita, Fotografia e Música a dar a conhecer a sua arte. A edição deste ano do concurso Novos Talentos FNAC começou em janeiro e entra agora na última semana de inscrições. Quem ainda não concorreu pode fazê-lo até dia 19 de abril e aqui fica tudo o que precisa de saber:

As inscrições, gratuitas e online, no Facebook da FNAC Portugal.

Uma das novidades deste ano é a inclusão, em parceria com a REPSOL, de um prémio monetário no valor de 1.250 euros para os artistas vencedores das categorias de Cinema, Escrita e Fotografia. O vencedor na categoria de Música terá a oportunidade de produzir um single em estúdio (com mistura, masterização e gravação) e de fazer parte do cartaz do festival FNAC LIVE.

Na categoria de Cinema, o júri, constituído por Paulo Trancoso (Presidente do Júri e Presidente da direção da Academia Portuguesa de Cinema), João Canijo (realizador), Paulo Viveiros (professor do departamento de cinema e artes dos media da Universidade Lusófona) e Margarida Cardoso (realizadora), vai avaliar curtas-metragens de ficção ou animação com a duração máxima de 8 minutos. O vencedor verá a sua curta ser exibida publicamente e receberá um workshop na Universidade Lusófona.

Na Escrita os quatro melhores contos literários originais (com um máximo de 3 mil palavras) recebem um workshop de escrita criativa na escola Escrever, Escrever, e têm a sua obra publicada no livro Novos Talentos FNAC 2019. A avaliação dos contos está a cargo de Conceição Garcia (Presidente do Júri e diretora da Escrever, Escrever), Dulce Maria Cardoso (escritora), Afonso Cruz (escritor) e João Tordo (escritor).

A categoria de Fotografia, onde podem ser submetidos portefólios dos vários estilos fotográficos (com, no mínimo, 12 fotografias originais), conta com Mário Cruz (Presidente do Júri, fotojornalista da Lusa e vencedor do World Press Photo 2016, categoria Assuntos Contemporâneos), Augusto Brázio (fotógrafo), Francisco Feio (professor de fotografia) e Sérgio B. Gomes (jornalista do Público) como jurados. O vencedor desta categoria recebe um vale-oferta de 1.500 euros em equipamento fotográfico FUJIFILM X, o acompanhamento, até um ano, de um Projecto Fotográfico de Autor oferecido pelo Instituto Português de Fotografia e vê, ainda, o seu trabalho exposto nos fóruns FNAC.

Na Música terá de ser apresentada, à avaliação de Henrique Amaro (Presidente do Júri e radialista), Lia Pereira (jornalista), Luís Oliveira (radialista) e Rui Miguel Abreu (jornalista) uma música original. O projeto vencedor, bem como as três menções honrosas, fará parte do disco Novos Talentos FNAC 2019.

Os premiados serão anunciados no final do mês de maio na entrega de prémios “Novos Talentos FNAC 2019”.

Os parceiros da FNAC nesta edição são: REPSOL, FUJIFILM, Escrever Escrever, Instituto Português de Fotografia, Universidade Lusófona, Antena 3, Magazine HD, Olhares e Sapo.