«O amor em Portugal na idade média»

A 5 de fevereiro, chega às livrarias mais uma novidade Manuscrito: «O amor em Portugal na Idade Média» da historiadora Ana Rodrigues Oliveira.

Na época medieval, o amor estava enquadrado na legislação civil e canónica. Definia quem se devia «amar» (e como) e interditava práticas, pessoas, sentimentos e formas de amar. No entanto, não terá havido na História uma época tão fértil em adultérios e paixões extramatrimoniais como a Idade Média…

Mas em que consistiria afinal o amor para o homem da Idade Média? Que significado teria o casamento? Envolveriam os casamentos medievais algum sentimento?

Estas são algumas das perguntas a que a historiadora Ana Rodrigues Oliveira responde ao longo de um livro fundamental para fazermos o retrato do amor no Portugal medieval.

Ao longo deste livro, encontramos muitos amores proibidos e muitas ligações «perigosas», o que demonstra que a afetividade e a sexualidade não se conformaram com as austeras disciplinas impostas pela Igreja e pelo poder régio. A realidade do amor medieval (e da sexualidade) revela-se menos austera, menos reprimida e menos uniforme do que pensávamos.