O cão: o melhor amigo do Homem, sem sombra de dúvida

Assim mesmo: cientistas dizem que possuir cão rejuvenesce uma década

Amados ou odiados, defendidos ou acossados, o cão é, como diz o aforismo popular, o melhor amigo do homem. E dizer isso não é conversa fiada. Segundo Zhiqiang Feng, investigador da Universidade de St Andrews, na Escócia, ao jornal britânico “Daily Mail”, os cães combatem o envelhecimento dos seus donos, em 10 anos.

A explicação parece residir no facto de que ter um cão em casa, impõe um nível de atividade física equivalente ao de uma pessoa dez anos mais jovem.

Bem vistas as coisas, reconhece o investigador, “talvez não adicione uma década a sua vida, mas é muito benéfico”, porque o mantém ativo, isso evita uma série de doenças, especialmente as relacionadas com os músculos e ossos.

Por outro lado, parece que o cão também influencia a saúde mental, porque “em média, os níveis de depressão são menores nos donos de cães, alem de que “o vínculo entre o cão e o dono beneficia a saúde da pessoa em geral”.

Estas são as principais conclusões do estudo publicado no jornal “Preventive Medicine”, estudo que reuniu 547 pessoas para avaliar a sua atividade física, mostrando, que donos de cães são mais propensos a praticar atividades físicas do que outras pessoas.