O Entrudo nas Aldeias do Xisto de Góis

Se, porventura, é novo nestas andanças, fica já o aviso: aos foliões que percorrem várias aldeias tudo lhes é permitido: declamar quadras jocosas sobre os habitantes, atormentar as velhas e seduzir as novas.

Nos tempos de hoje, a Corrida ao Entrudo é o momento alto do dia. Nas Aldeias do Xisto de Góis, o Entrudo vivia-se de forma simples. Procurava-se roupa e objetos velhos, algo que ocultasse o rosto. Os mais criativos e engenhosos usavam uma máscara feita a partir de cortiça, a imagem de marca da iniciativa que ainda hoje acontece.

A iniciativa decorre no dia 3 de março, a partir das 8h30. A Aldeia do Xisto de Aigra Nova é o ponto de partida para a Corrida ao Entrudo, o momento alto do dia, em que os foliões vão passar pelas aldeias da Pena, Cerdeira, Esporão e Ponte Sotão.

Ao longo do percurso, tudo lhes é permitido: declamar quadras jocosas sobre os habitantes, atormentar as velhas e seduzir as novas. À tarde, de regresso a Aigra Nova, a animação é garantida pelo bailarico ao som das concertinas, pelo Jogo do Pau e pela III Edição do Desfile de Entrudo. Paralelamente, decorre o Ateliê de Construção de Máscaras em Cortiça, orientado por José Cerdeira, artesão local.

Recuperada pela Lousitânea, esta tradição anima as ruas de Aigra Novas e das aldeias vizinhas todos os anos no Carnaval.

Reserve aqui a sua experiência e planeie aqui a sua estadia. Pode consultar outras opções em Bookinxisto.