O mar cura…

Sim, o mar, com a sua salinidade, o iodo, pode ser uma verdadeira cura para muitas doenças.

A talassoterapia (tratamentos de mar) faz bem às alergias respiratórias (especialmente de pólenes), à anemia, à artrite, à convalescença depois de doenças do trato respiratório, depressão, entorses, fraturas, hipotiroidismo, luxações, doenças alérgicas da pele, doenças ginecológicas, doenças reumáticas, osteoporose, psoríase, raquitismo, entre outros.

Os benefícios da água do mar advêm do aerossol marinho e da quantidade maior de sais do ar perto da costa, como o cloreto de sódio e o magnésio, o iodo, o cálcio, o potássio, o bromo e o silício que fazem bem aos pulmões: a respiração melhora e o aerossol marinho estimula o metabolismo, revigora a circulação sanguínea e melhora o sistema imunológico.

Além das propriedades da água, a quebra das ondas no corpo promove uma drenagem linfática, estimula a pele e a circulação, e alivia as tensões musculares, graças à presença de sódio na sua composição. A massagem que as ondas fazem no corpo estimula a circulação sanguínea periférica, provocando o aumento da oxigenação das células.

Graças à presença de cálcio, zinco, silício e magnésio, a água do mar cura doenças como a artrite, a osteoporose e o reumatismo. Já o sal marinho, rico em cloreto de sódio, potássio e magnésio, tem propriedades cicatrizantes e antissépticas.

Por causa da concentração considerável de sais minerais na água do mar e devido a um mecanismo físico chamado osmose, dá-se a eliminação, através da pele, dos líquidos acumulados nos tecidos, com grandes vantagens para a circulação sanguíneas nas pernas.

 O sal estimula as terminações nervosas da epiderme, acelerando o metabolismo: o corpo, na prática, queima alimentos e gordura mais rapidamente, sendo possível emagrecer.

 A pressão e a temperatura da água (de cerca de 20 graus, no verão) e o movimento ondulatório constituem uma massagem suave e relaxante para o corpo.

 A natação relaxa os músculos, dissolve contraturas e dá mobilidade às articulações bloqueadas pela artrite e artrose, ajudando também os intestinos e os rins, purificando todo o corpo.

Vá lá, aproveite o mar!