O sonho…

«Tudo o que um sonho precisa para ser realizado é alguém que acredite que ele possa ser concretizado»

Esta é uma de muitas frases sobre o sonho que se tornou célebre, quem a proferiu foi Roberto Shinyashiki. Também Fernando Pessoa nos disse que é o sonho que comanda a vida… e como ele, muitas outras celebridades já o disseram por outras palavras.

Pois bem, como em tudo na vida, existe sempre uma ou outra exceção que foge à regra, mas por norma, aquilo que está refletido nesta frase é a realidade. «Deus cria, o homem sonha e a obra nasce». Quando temos um sonho ou um objetivo pelo qual estamos dispostos a tudo ou quase tudo, muito dificilmente não o conseguimos alcançar, a menos que seja algo inconcebível. A força de vontade, o crer, a ambição… tudo isso tem muito poder, e quando a tudo isto juntamos a nossa determinação, somos muito difíceis de parar. Um exemplo disto mesmo foi a vitória no europeu de futebol em 2016, onde se via a vontade de vencer na cara de cada um dos jogadores, unidos em prol de um objetivo comum que com muita luta e muita garra foi atingido.

E, quando por fim alcançamos aquilo com que havíamos sonhado, somos invadidos por sentimentos de satisfação, alegria, dever cumprido, felicidade… e mesmo quando, por algum motivo, não conseguimos ‘cortar a meta’, ficamos com a consciência tranquila porque sabemos que fizemos tudo o que era possível e não foi por nossa culpa que o sonho não se concretizou.

Posto isto, não há qualquer razão para não lutarmos por aquilo que realmente queremos e nos faz felizes. O pior que pode acontecer é não concretizarmos o sonho, mas se nada fizermos, também não o conseguiremos alcançar, portanto vale sempre a pena tentar. Quem não arrisca, não petisca.