“Ondas de Contos” em Oeiras

É uma forma de festejar o Verão e a Tradição Oral, tirando partido da localização do concelho de Oeiras. A 8 de setembro, Dia Internacional da Literacia, a Praia de Paço de Arcos vai ter uma maré cheia de contos, mas também de música e dança!

“Ondas de contos” em Oeiras é o único festival do género, conhecido, que se realiza na praia. Um grande encontro e partilha da Arte de Contar, à beira-mar. Deixe-me levar pelo som das “Ondas de Contos”!

Das 10h30 às 24h00. A entrada é livre. Deseja-se que este dia de festival seja um grande espaço de encontro e partilha em torno da palavra, com histórias viajarem… a ir e voltar, dando a volta ao mundo!

“Com o objetivo de reavivar a tradição de contar e escutar, aproximando as pessoas dos contos e os contos às pessoas, dando a conhecer outros “contadores” e outras “histórias”, oriundos de culturas diversas, por aqui vão passar grandes artistas nacionais e estrangeiros, dos quais destacamos Tim Bowley, os piratas de Alexandria, Thomas Bakk, Roberto Freitas, Ângelo Torres, Jorge Serafim, Cristina Taquelim e Paulo Patraquim” – pode ler-se no Site Oficial da Câmara de Oeiras.

O programa deste Festival é concertado entre a Biblioteca Municipal de Oeiras e as duas Associações Culturais, interlocutores privilegiados nesta área da tradição oral no concelho de Oeiras: “Contabandistas de estórias” e “Estamos a Pensar”.

“Ondas de Contos” será um espaço pedagógico, artístico, de mediação da leitura, enquanto instrumento no trabalho em comunidade, e na valorização de patrimónios imateriais, de relações intergeracionais e de multiculturalidade.