“Os Animais que tive” de João Manuel Ribeiro editado pela Porto Editora está no PNL

A estreia do escritor de renome João Manuel Ribeiro na Porto Editora não poderia estar a correr melhor. O autor integra a lista de autores consagrados da Porto Editora apenas desde março de 2018 e com apenas 2 obras.

Uma delas já está na lista PNL. “Os Animais que tive” acaba de ser recomendado pelo PNL 2027: Cultura e Sociedade, literatura dos 3 aos 5 anos, pré-leitura.

“Há autores de muita qualidade e com um belíssimo trabalho e que ainda assim não alcançam esta chancela de prestígio. Naturalmente que para mim somar mais uma obra à lista mais desejada, é uma grande honra”, comenta, sem esconder a satisfação.

E, na verdade, bem que pode estar orgulhoso. Numa década de carreira e com mais 50 livros no mercado, João Manuel Ribeiro tem já 16 recomendados pelo PNL.

Recorde-se que ainda em julho deste ano, “Palavras-chave”; “Pó-pó-pó, tiroliroliroló”; “E para o poeta outro modo de olhar” e ainda “Notícias fugazes do amor” de João Manuel Ribeiro integraram a lista do Plano Nacional de Leitura.

Teresa Calçada e Elsa Maria Conde presidem a comissão interministerial que está, por sua vez, dependente do Ministério da Educação, em articulação com as tutelas da Cultura e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

A literacia científica e digital constitui um dos objetivos principais das linhas orientadoras do PNL até 2027.

Sobre o autor

João Manuel Ribeiro tem no currículo 10 anos dedicados aos livros e no mercado existem já mais de 50 obras. Doutor em Ciências da Educação, João Manuel Ribeiro é diretor de “A Casa do João” – Revista de Literatura Infantil e Juvenil, única em Portugal.

Poeta, escritor, editor e investigador, doutor em Ciências da Educação, pela Universidade de Coimbra, João Manuel Ribeiro é ainda Formador de professores e formador de formadores. Tem-se dedicado à escrita para crianças, com um relevante trabalho de dinamização da literatura em Escolas Básicas do 1.º Ciclo e colégios. Considerado um dos mais promissores autores de poesia para a infância, a viver no Porto, já trabalhou com ilustradores reputados como João Vaz de Carvalho, Vasco Gargalo, Ricardo Rodrigues, Marta Madureira, Anabela Dias, Sara Cunha, Fedra Santos e até com a norte-americana Katrina Kopeloff e o espanhol Xan López Domínguez. Tem livros traduzidos na Colômbia, Espanha, Itália e na Eslovénia.

Sinopse

“Os Animais que tive” é um livro em que são convocados 23 animais, domésticos e selvagens, com nomes curiosos e divertidos, que rimam, quase sempre, com qualidades e atitudes que nos dizem, com humor, como são e o que fazem os ditos bichos.

Estamos, assim, diante de um jogo poético que, socorrendo-se dos animais como personagens prediletos dos pequenos leitores, através da quadra e a rima divertida, é um lúdico convite a que todos conheçam os animais, possam dar-lhes nomes, e, sobretudo, brinquem com as palavras e as rimas.