Os segredos da gastronomia transmontana

Apostando na valorização da tradição e da cultura, a aldeia de Palácios, em Bragança, recebe o “LOMBADA - Festival de Música e Tradição”.

Trata-se de uma iniciativa que pretende recordar os costumes, a gastronomia e a animação de outros tempos através da recriação de rituais e tarefas de antigamente.

Do programa da iniciativa destaca-se o Ciclo de Colheita dos Cereais que vai permitir recordar a tradição da ceifa (segada) e da malha manual dos cereais. Depois, durante a tarde, um Workshop de Cuscos (ou couscous transmontanos) permitirá ficar a saber mais sobre a história desta tradição alimentar cuja candidatura para inscrição no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial está em curso.

Os cuscos transmontanos confecionados artesanalmente, e que por isso estiveram em risco de se perder, são conhecidos como um saboroso segredo da gastronomia da região. A experiência gastronómica vai ensinar a fazer os cuscos transmontanos desde a colheita dos cereais, malha e até à confeção com a farinha de trigo utilizando as cuscuzeiras (vaso semelhante a masseira do pão).

Hernâni Dias, Presidente da Câmara Municipal de Bragança, sublinha a importância do Festival para valorizar a tradição e a cultura da região destacando que “o LOMBADA marca a diferença, não só por todas as atividades que constam do programa, mas também pela envolvência e pelo trabalho desenvolvido por toda a comunidade”.