“Outras Terras! Mais Vida no Universo?”

Na próxima quarta-feira, 27 de junho, às 18h, realiza-se no RÓMULO - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, a palestra intitulada "Outras Terras! Mais Vida no Universo?" com Nuno Cardoso Santos, Astrofísico, Investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e Professor da Universidade do Porto, que tem participado na identificação de vários exoplanetas.

“A descoberta nos últimos anos de centenas de planetas, de outros mundos no Universo, mostrou-nos que os sistemas planetários são comuns. A procura de outras Terras tornou-se num dos temas mais quentes da astrofísica moderna, motivando o desenvolvimento de novos instrumentos e missões espaciais. Mais ainda, a deteção de novos planetas cada vez mais parecidos com a nossa Terra abre enormes perspetivas de um dia podermos responder de forma positiva à pergunta “haverá vida noutros locais do Universo?”.

Nesta palestra abordar-se-á o tema da procura de planetas em torno de outras estrelas, os chamados planetas extrassolares. Os princípios físicos mais usados pelos astrofísicos para detetar estes objetos serão descritos de forma simples.

Vamos perceber como é que os astrofísicos “brincam” com a luz que nos chega das estrelas para detetar e caracterizar planetas distantes. Alguns exemplos dos resultados das pesquisas mais recentes serão igualmente mostrados.

Finalmente, abordaremos o futuro deste excitante tema científico bem como a participação de Portugal nesta conquista, que em muito se assemelha à epopeia das descobertas nos séculos XV e XVI: será que iremos também encontrar outros habitantes numa outra “praia” da nossa Galáxia?”