Paixão, música e muito mais no Coração do Porto!

Não é por ser o mês mais curto do ano que tem de ser o menos apaixonante! Bem, pelo contrário! Joel Cleto e a Rota do Dragão regressam depois do Dia dos Namorados, ao Museu FC Porto.

A campanha do Dia dos Namorados do Museu FC Porto está preparada para o fazer morrer de amores! Dia 14, mas prolongada ao fim de semana de 15 e 16, a campanha faz derreter de amores pelo azul e branco e é uma excelente razão para uma visita a dois aos mais de 126 anos de história portista e, evidentemente, ao palco das grandes emoções do clube, o Estádio do Dragão. Dentro e fora do Museu FC Porto, há exposições a partilhar memória portista. A 20 de fevereiro, o EJEM – Espaço João Espregueira Mendes recebe “Uma Conversa Entre…” quem sabe de arte e, até ao Carnaval, não falta diversão para todas as famílias.

Pelos caminhos da memória, uma forma original de descobrir e interpretar o legado portista e a história portuense, seguindo à boleia do conhecimento de Joel Cleto e das galardoadas características expositivas do Museu, também passa a Rota do Dragão (dia 15), desenvolvida desde 2014.

A riqueza e diversidade da coleção do FC Porto reflete a dimensão do clube, sem limites. Essa realidade inspira conceitos e realização de eventos como a exposição temporária Objeto do Mês – Ano 2019, aberta ao público a partir do dia 7 de fevereiro na Sala Multiusos e com uma visita orientada já agendada para o dia 22. Fora do Museu, a Galeria do Centro Multimeios de Espinho acolhe até ao dia 26 a mostra Nesta Casa Mora o Dragão, que também assinala 20 anos da Casa do FC Porto de Espinho. A entrada é livre em ambas as exposições.

 Delfins regressam ao palco e Miguel Angelo sobe ao palco do Museu FC Porto

Como o Museu FC Porto também é uma casa das artes, Miguel Angelo sobe ao palco do Dar Letra à Música (dia 13) no ano em que os Delfins vão regressar aos concertos. O músico tem nome de célebre pintor renascentista, o que faz pensar no Espaço João Espregueira Mendes (EJEM) e na exposição temporária Cintilações: obras maiores do séc. XX português na coleção Ilídio Pinho, visitável até 28 de fevereiro. Almada Negreiros, Álvaro Lapa, Amadeo Souza-Cardoso, Ângelo de Sousa, Arpad Szenes, Júlio Pomar, Júlio Resende, Manuel Rosa, Paula Rego e Vieira da Silva incluem-se nesta seleção expositiva, que vai gerar uma visita orientada (dia 1) e Uma Conversa Entre… (dia 20) Miguel von Hafe Pérez, curador do EJEM, e Laura Castro, Professora na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa.

Fevereiro é o mês do Carnaval e a oficina Dragão Folião – Pelas Asas da Diversão (dia 16) apela à criatividade das crianças num ambiente de conhecimento e brincadeira onde também há lugar para os adultos. Mas propostas como Música com Dragõezinhos (dia 2) e Histórias para Dragõezinhos (dia 22) são já clássicos de sucesso continuado na programação especialmente dirigida às famílias. Esse também é o caso de O Porto é Uma Lição… (dia 15), a peça de teatro de marionetas exclusiva do Museu que conta a história do FC Porto com uma grande dose de originalidade.