Passa a Palavra! Festa dos Ofícios do Narrar

As histórias de que somos feitos, num novo festival em Oeiras.

De 18 a 24 de junho, ouvir e contar histórias vai juntar público e profissionais, em Oeiras, na primeira edição de Passa a Palavra! – Festa dos Ofícios do Narrar.

Esta festa é uma iniciativa conjunta do Município de Oeiras e das associações Companhia de Actores, Contabandistas de Estórias – Associação Cultural e Ouvir e Contar – associação de contadores de histórias e pretende ser ponto de encontro, usufruto e expressão, com base no reconhecimento de que as narrativas são primordiais, para a construção da identidade pessoal e coletiva e um traço universal, intemporal e distintivo da humanidade.

Do programa constam atividades dirigidas a públicos de todas as idades, com ofertas específicas para bebés, crianças, famílias, adultos e seniores bem como eventos destinados apenas a profissionais e estudiosos da narração e da promoção da leitura.

Oficinas, sessões de contos, conferências, tertúlias são algumas das propostas da organização. Para além da narração oral, estão presentes outras formas de criação e expressão de narrativas, como o teatro de marionetas, as artes plásticas, a música e a dança.

Passa a Palavra! traz ao concelho de Oeiras nomes incontornáveis do panorama literário e da narração oral: Ana Sofia Paiva, Ângelo Torres, Alberto Manguel, António Fontinha, Gustavo Martín Garzo, Teolinda Gersão, Quico Cadaval, Coralia Rodriguez, Jorge Serafim, entre outros.

As atividades decorrem em todas as freguesias do concelho entre 18 e 21 de junho e no fim-de-semana, entre sexta-feira, dia 22 e domingo dia 24, concentram-se na Fábrica da Pólvora. Com exceção do Jantar Narrado de dia 22 (sob inscrição, € 13,00), todas as atividades são de entrada livre.

No Mercadinho de Ofícios do Livro, pode contar com a presença de livreiros, projetos editoriais e artesãos.

O cartaz do evento é de João Vaz de Carvalho!