Penela Presépio

Durante o mês de dezembro, Penela promete muita brincadeira, animação, cor, música e alegria, recheada de magia de Natal...e prolonga-se, pelo menos, até ao Dia de Reis.

Mais de 50 mil pessoas visitaram a última edição do Penela Presépio, pessoas de todas as idades, vindas de todo o país viajaram até Penela para conhecer de perto o maior evento de Natal da região Centro. A iniciativa nasceu, na década passada, com o sonho de elevar o concelho para o palco dos grandes eventos nacionais. O Penela Presépio tira partido do castelo e muralhas medievais, que distinguem a sede do concelho, e do património e história da freguesia do Espinhal e da antiga freguesia do Rabaçal.

Está a aproximar-se a época natalícia e com ela a magia do Evento Penela Presépio inspirado em momentos, locais e personagens que recriam quadros representativos do presépio tradicional português. De 1 de Dezembro a 6 de Janeiro, o Penela Presépio vai ser a “Estrela” que o guia até um mundo mágico com muitos momentos de animação, cor, música, espetáculos, alegria, sabores e descobertas do nosso património histórico, natural e imaterial.

Nos centros históricos de Penela e Espinhal haverá muita animação, atores e farsantes, malabaristas, dançarinos, mágicos, ilusionistas… criam momentos permanentes de animação teatral e musical que prometem animar todos os visitantes.

Penela é verdadeiramente um presépio!… No cimo da encosta, decorada com o casario branco e encimado pelo Castelo Medieval do Séc. XI, está “O Presépio” – ex-libris do Evento “Penela Presépio”. Um presépio tradicional com recurso à utilização de novas tecnologias e impressões 3D para animar mais de duas centenas de figuras que nos contam histórias e mostram quadros representativos da época.

Bem-vindo ao Penela Presépio!