Piano a 4 mãos…e o Douro de fundo

“Duo MusicOrba” promete um grande concerto com um programa inédito. A 15 de setembro, na aldeia de Porto Carvoeiro, há Piano a 4 mãos. A entrada é livre.

Se gosta de Piano, marque na agenda. Imagine-se na pacata e encantadora Aldeia de Porto Carvoeiro, em Canedo – a única povoação do concelho de Santa Maria da Feira banhada pelo rio Douro. Feche os olhos e ouça o MusicOrba. À espera, “um grande momento musical” com um programa “inédito”. O concerto de piano a quatro mãos, protagonizado pelo duo luso-nipónico Ricardo Vieira e Tomohiro Hatta, tem lugar a 15 de setembro, às 19h00.

“Artes em Itinerância” é o novo projeto sazonal criado pelo Município de Santa Maria da Feira para estabelecer pontes entre a cultura, o território e as suas gentes durante os meses de verão. MusicOrba é um projeto musical de dois pianistas residentes em Paris (França) – Ricardo Vieira (Portugal) e Tomohiro Hatta (Japão) – que se juntaram em 2010 para celebrar os 150 anos de cooperação entre Portugal e Japão, num concerto de “Piano a 4 Mãos”. Desde então, o duo já pisou os mais conceituados festivais do mundo, tendo tocado, em França, Alemanha, Portugal, Japão, Índia, Eslovénia, Cabo Verde, interpretando obras para “Piano a 4 Mãos”, numa formação considerada por muitos como a mais sublime da Música de Câmara.

MusicOrba apresentou-se pela primeira vez ao público português em janeiro de 2016, em Santa Maria da Feira, terra natal de Ricardo Vieira, num concerto integrado no programa cultural da Festa das Fogaceiras. Foi neste espetáculo que apresentaram o seu primeiro CD, um trabalho que tem por base as raízes e nacionalidade de Ricardo Vieira e Tomohiro Hatta e que procura representar o imaginário de uma viagem musical entre Portugal – França – Japão, percorrendo as obras de compositores como António Vitorino d’Almeida, Yoshinao Nakada, Maurice Ravel e Daniel Schvetz.

Nas suas apresentações, além dos autores clássicos, os MusicOrba têm-se destacado no panorama da música contemporânea, através da interpretação de obras inéditas, escritas especialmente para esta formação por compositores da atualidade, de onde se destacam os nomes de Donald Yu (Hong Kong), Mark Yeats (Inglaterra) e Stéphane Blet (França).

À boleia da música…descubra Porto Carvoeiro

A Aldeia de Porto Carvoeiro, que integra a rede “Aldeias de Portugal”, situa-se na margem esquerda do rio Douro e pertence à freguesia de Canedo. No passado, foi um importante entreposto comercial do concelho.

Aqui chegava sal vindo do sul, carvão do interior e paravam passageiros e barcos que transportavam Vinho do Porto. Daqui saíam os barcos rabelos transportando até ao Porto diversos géneros, como madeiras, lenhas e carvão. A proximidade da água também desenvolveu a pesca: até hoje se capturam aqui lampreia, sável, savelha, muge e barbo.