Piloto Álvaro Parente apadrinha batismo de karting

Doze jovens alunos da Escola de Segunda Oportunidade de Matosinhos andaram de Karting pela primeira vez!. A iniciativa lugar no Kartódromo do Cabo do Mundo, em Perafita, resultando de uma parceria estabelecida entre a Câmara Municipal de Matosinhos e o kartódromo.

O piloto Álvaro Parente, atualmente a competir no GT World Challenge America apadrinha o batismo de karting de Doze jovens alunos da Escola de Segunda Oportunidade de Matosinhos. Os batismos de karting, integrados na política de responsabilidade social do Kartódromo Cabo do Mundo, têm proporcionado experiências de condução de veículos de competição a jovens do concelho provenientes de contexto socioeconomicamente vulneráveis, captando e potenciando o seu interesse pela modalidade, e permitindo-lhes vivenciar uma experiência nova, apelativa e capaz de promover a sua integração social. No âmbito deste programa, recorde-se, mais de uma dezena de grupos de crianças e jovens tiveram já, nos últimos quatro anos, o seu batismo de karting, em sessões que contaram com a participação de destacadas figuras do desporto nacional, como o ex-guarda-redes Helton ou o piloto Tiago Monteiro.

O padrinho será, desta vez, Álvaro Parente, que começou a sua carreira competitiva precisamente no karting e conduziu, depois, veículos de Fórmula 3, A1 GP e Fórmula 1. Atualmente corre com o novíssimo Bentley Continental GT3 e tem conquistado consecutivamente lugares no pódio no GT World Challenge America.

Escola de Segunda Oportunidade de Matosinhos, que este ano comemora o seu décimo aniversário, constitui, recorde-se, uma resposta socioeducativa especializada e dirigida a jovens em situação de abandono escolar ou com baixas qualificações, percursos de vida desviantes, inexistência de suporte familiar e social, ausência de projetos profissionais e de vida e, por isso, em risco de exclusão social. O projeto promove a integração destes jovens em percursos de formação, emprego e cidadania, concedendo um papel central à formação vocacional e à construção de projetos de vida.