O Campeão do Mundo de Pizza Napolitana é de Matosinhos

O italiano Antonio Mezzero, chefe da cozinha da Pulcinella, trouxe o prémio para Portugal.

Ninguém diria, mas o título de Campeão do Mundo de Pizza Napolitana STG pertence a um pizzaiolo radicado em Matosinhos. O prémio foi atribuído a Antonio Mezzero durante a 17ª edição do Troféu Caputo, que consagra o melhor pizzaiolo do mundo, organizado pela Associazione Pizzaiuoli Napoletani, na 17.ª edição do evento que decorreu em Nápoles até ao dia 10 de junho.

Antonio Mezzero explicita, na sua página do Facebook, que a sua “categoria STG representava a verdadeira Pizza Napolitana onde se deve cumprir um regulamento certificado e controlado”.

https://www.facebook.com/PizzaioloAntonioMezzero/photos/a.646767565350575.1073741858.626797900680875/2135747276452589/?type=3&theater

O italiano venceu, com uma pizza margherita, o primeiro lugar na «mais importante» das 10 categorias de pizza avaliadas no concurso, e em que participaram mais de 500 pizzaiolos internacionais. O prémio foi-lhe entregue «depois de alguns anos de sacrifícios e algumas tentativas», dado que já antes tinha conseguido por duas vezes o segundo lugar na categoria de Pizza Clássica.

Embaixador da pizza napolitana em Portugal, organizador de campeonatos de pizzaioli, Antonio Mezzero chefia a cozinha da Pulcinella, em Matosinhos, e abriu agora um restaurante no Porto em nome próprio, dedicado apenas a massas e risotti.

Mezzero nasceu em Nápoles, mas reside em Portugal, mais concretamente em Matosinhos, há mais de dez anos, cidade onde gere um restaurante. Este foi o primeiro campeonato realizado após a declaração da arte do pizzaiolo como Património Imaterial da Humanidade por parte da UNESCO.

O pizzaiolo, que aprendeu a cozinhar com o pai, um grande chefe de cozinha em Turim, na Suíça e na Alemanha, diz reproduzir os sabores tradicionais da sua infância. Refere ainda que há restaurantes em Portugal que fazem massa muito boa mas não é tradicional. Apesar de ter começado a cozinhar profissionalmente na Alemanha, diz que foi Portugal que reconheceu as suas qualidades, porque os portugueses sabem o que é comer.

Há dois anos, Mezzero foi distinguido com o certificado de Verdadeira Pizza Napolitana, um título importante, mas que devolveu, porque organiza campeonatos de pizzas e não quer que se pense que tem favoritos, e também porque é fã de todas as pizzas, a napolitana, a romana e a portuguesa.