Poesia no Mosteiro de Santa Maria de Salzedas

O Mosteiro de Santa Maria de Salzedas foi, no passado dia 25 de maio, palco da Poesia, acolhendo a terceira sessão de “Vale a Pena. Encontro de Autores Regionais. Tarouca”.

Cerca de duas centenas de escritores oriundos de todo o país marcaram presença na região, numa iniciativa que pretende dar o Lugar, a Vez, a Voz aos Autores que se vão dando, por amor à terra, às gentes, à cultura e às letras.

O Encontro, que se prolongou até ao dia 26 de maio, convida à partilha e valorização do património imaterial muitas vezes no anonimato, numa região que tem visto nascer autores que cantam as terras e os homens.

No dia 25 de maio, além da “Poesia” no Mosteiro de Santa Maria de Salzedas, falou-se de “Literatura para a Infância” e de “História e Etnografia”. A 26 de maio teve lugar o Congresso de Autores Regionais, com a presença de escritora Isabel Alçada.

Com quase oitenta municípios representados, de norte a sul do país, esta constituiu também uma oportunidade de divulgação e valorização do património edificado, em particular da rede de monumentos Vale do Varosa, que se associou a este evento.