Ponte Fortificada de Ucanha com certificado de Excelência 2018

A Ponte Fortificada de Ucanha acaba de ser distinguida, pelo segundo ano consecutivo, com o Certificado de Excelência do TripAdvisor, baseada nas avaliações excelentes dos visitantes.

A Ponte Fortificada de Ucanha acaba de ser distinguida, pelo segundo ano consecutivo, com o Certificado de Excelência do TripAdvisor, com base nas avaliações excelentes dos visitantes. A distinção atribuída a um dos monumentos que integram a rede de monumentos Vale do Varosa.  E premeia um projeto que aposta, desde o seu início, no desenvolvimento sustentável de um turismo cultural de qualidade.

A Ponte e a Torre de Ucanha localizam-se na freguesia de Ucanha, concelho de Tarouca, distrito de Viseu. Foi classificada como Monumento Nacional em 1910.

D. Afonso Henriques terá doado, em 1163, à viúva de Egas Moniz, Teresa Afonso, o couto de Algeriz, acrescentando-lhe o território de Ucanha. Teresa Afonso, fundadora do Mosteiro de Santa Maria de Salzedas, doou ao convento o couto que recebera do rei. Os monges foram quem mais beneficiou da velha ponte, convertida em fonte de rendimento pelos direitos de portagem cobrados. Em 1324, D. Dinis pretendeu favorecer as gentes da vila de Castro Rei, concedendo-lhes o privilégio da passagem de Moimenta para Lamego, mas recuou face à pressão dos monges.

José Leite de Vasconcelos, nascido em Ucanha, aponta três razões para a construção da ponte e da torre de Ucanha: a de defesa, à entrada do couto monástico de Salzedas; a de ostentação senhorial, bem patente na alta torre; e a da cobrança fiscal, pelo valor económico que tal representaria para o mosteiro.

O Certificado de Excelência tem em conta a qualidade, a quantidade e a atualidade das avaliações enviadas pelos viajantes do TripAdvisor, num período de um ano. Para receber o Certificado, os estabelecimentos devem manter uma pontuação geral mínima de quatro pontos num total de cinco.

Recorde-se que o TripAdvisor é o maior site de viagens do mundo, com mais de 600 milhões de avaliações e opiniões sobre espaços procurados por viajantes de todo o mundo.