Porto Design Biennale em Matosinhos e no Porto

Vocacionada, nesta primeira edição, para pensar o novo milénio e o lugar do design num quadro de mudança, com especial atenção ao design português, a Porto Design Biennale pretende afirmar-se como um evento de dimensão internacional, decorrendo em vários locais das cidades do Porto e de Matosinhos, entre setembro e dezembro de 2019.

A apresentação da Porto Design Biennale – PDB’19 –  decorre hoje, 19 de setembro e será partilhada pelo Porto e por Matosinhos. A primeira edição terá lugar entre setembro e dezembro de 2019 e será repartida pelas duas cidades.

Os primeiros espaços-loja serão inaugurados já a 19 de setembro: o PDB’19, situada no complexo da Real Vinícola (Avenida Menéres, 461, Matosinhos) e o espaço-loja que funcionará no Palacete Viscondes de Balsemão, na Baixa do Porto.

A PDB’19 assume como missão a “promoção, dinamização e internacionalização do pensamento e da prática em design”, revela fonte da autarquia.

A primeira edição decorrerá em torno do tema Post Millennium Tension, propondo uma ampla reflexão sobre transformações emergentes que marcam o novo milénio e o lugar do design perante este quadro de mudança. A bienal incluirá, por isso, uma conferência internacional e também um workshop destinado a jovens curadores que possibilitará a apresentação de novas e radicais formas de discurso curatorial sobre o design.

“Um particular destaque será dado ao design português produzido no novo milénio. Explorando formatos diversos, o design português contemporâneo será largamente mostrado nas suas várias vertentes disciplinares — do design industrial ao digital, do design de moda ao design gráfico — e nas suas múltiplas abordagens funcionais, conceptuais e processuais. A dimensão contextual do design português será refletida e debatida, analisando-se as inúmeras ligações entre o design e contextos societais — tecnológico, económico, cultural ou político —bem como novas formas de relação disciplinar com a prática artística, o pensamento crítico e a investigação científica”, adianta José Bártolo, responsável pela curadoria geral do evento.

Itália é o país convidado desta primeira edição e, por isso, a programação será ainda construída em torno dela, revisitando, segundo José Bártolo, a história do design italiano e “perspetivando as emergências da cultura projetual italiana”.

Destinada a vários públicos — especializados e não especializados —, a programação da Porto Design Biennale’19 incluirá um vasto programa de eventos, instalações interativas, performances e concertos, ocupando dezenas de locais das cidades do Porto e Matosinhos.

Iniciativa dos municípios de Matosinhos e do Porto, a Porto Design Biennale tem organização da da esad—idea, Investigação em Design e Arte, o centro de investigação da ESAD/Escola Superior de Artes e Design.