Vinho: portugueses são líderes no consumo

Cada português consome, em média, 51,4 litros de vinho por ano, o que representa 72 garrafas – os dados pertencem à Organização Internacional da Vinha e do Vinho. Na prática, significa que Portugal é o líder no consumo de vinho.

Em média, cada português consome 51,4 litros de vinho por ano, o que representa 72 garrafas – os dados pertencem à Organização Internacional da Vinha e do Vinho. Na prática, significa que Portugal é o líder no consumo deste néctar.

Em contrapartida, os vizinhos espanhóis são líderes em exportação mas no que ao consumo diz respeito, ficam bem atrás de Portugal – 25 litros por pessoa ao ano. Itália, França, Espanha e EUA são os quatro países que produziram quase metade de todo o vinho em 2017. O consumo deste tem vindo a aumentar mas a produção a nível mundial baixou.

No que se refere ao consumo, a China é o mercado com maior crescimento. A procura cresceu, entre 2015 e 2016, de 6,8%, para os 17,3 milhões de hectolitros.

De acordo com os dados da Organização Internacional da Vinha e do Vinho, a nível mundial, o consumo em 2017 rondou os 243 milhões de hectolitros, mais um milhão que em 2016. Os Estados Unidos lideram, com 32,6 milhões de hectolitros. Segue-se a França, Itália e só depois a Alemanha.

As condições climáticas pouco favoráveis em alguns dos principais países produtores poderão explicar a ligeira quebra no que toca à produção mundial. Enquanto em 2015 foram produzidos 276 milhões de hectolitros, em 2016 foram 267 milhões. No que diz respeito à exportação, Portugal surge no nono lugar em volume e em décimo em valor.