Praia fluvial de ouro

A Quercus designou a praia fluvial da Folgosa, no distrito de Viseu, como "praia com qualidade de ouro" pela limpeza das águas do Paiva.

A praia fluvial da Folgosa, localizada na margem direita do Paiva, no concelho de Castro Daire, distrito de Viseu, está ainda pouco intervencionada por ação humana, não aparecendo nos Roteiros das praias fluviais. Paradoxalmente, talvez essa seja uma das razões por que é tão apetecível a quem a conhece.

Envolta pelo verde da serra, com bastante sombra, com serviço de bar até às 2 da madrugada durante a época balnear, dispõe de um parque de merendas com casas de banho e balneário, para almoçar ou fazer um piquenique. Para se divertir há um campo de futebol de praia e, em algumas ocasiões, é possível realizar alguns desportos aquáticos nesta zona. Pode passar o dia inteiro na água que este é um dos rios menos poluídos da Europa. Se quiser levar a tenda e acampar pode fazê-lo em zona criada para o efeito. Ali mesmo ao lado, se não levar o farnel, há um restaurante com preços muito acessíveis.

http://www.praiafluvial.pt/praia-fluvial-da-folgosa

Dali pode meter os pés ao caminho e fazer o Trilho das Levadas, um percurso circular ao longo do vale do Rio Paiva.

Vá lá, mexa-se!