Praticar Mindfulness enquanto trabalha

Pouco habitual nas empresas em Portugal, o Mindfulness é cada vez mais popular em ambientes corporativos internacionais. A sua prática apresenta resultados muito eficazes a nível profissional, ao permitir atingir níveis elevados de concentração e foco, diminuindo o stress, e melhorando os processos de tomada de decisões nos negócios.

A 1.ª edição do Curso “Leadership Development & Mindfulness” arranca já em novembro, na Escola de Negócios da Universidade de Lisboa.

Com esta formação, o ISEG Executive Education desafia os profissionais a integrar o Mindfulness no local de trabalho, desenvolvendo competências de liderança e de inteligência emocional, tão importantes para o sucesso profissional dos líderes, pois “esta é a competência distintiva de um “star leader”” confessa João Carvalho das Neves, um dos coordenadores do Curso.

O Mindfulness não é uma moda, mas uma prática com provas dadas na melhoria de capacidades como a empatia, gestão de conflitos e comunicação persuasiva. O curso vai pôr cada participante a identificar as competências pessoais que mais precisa de desenvolver, tomar consciência das suas emoções e lidar com elas. Cada formando irá aprender a adaptar-se, ser resiliente, tomar iniciativa e ser otimista. Destinado a administradores, diretores e outros executivos, a formação propõe ainda identificar as necessidades de desenvolvimento dos colaboradores, aprender a gerir conflitos, trabalhar em equipa e liderar a mudança nas organizações.

Com recurso a várias técnicas como Case Studies, Role-Playing, trabalhos de grupo e reflexões, os participantes irão testar as suas competências pessoais e interpessoais, e aprender a usar ferramentas que poderão aplicar no seu dia-a-dia pessoal e profissional. Estas irão permitir aumentar a clareza na tomada de decisão, desenvolver maior capacidade de atenção e foco, aperfeiçoar competências de liderança, potenciar a criatividade e produtividade pessoal e na equipa, e melhorar a capacidade de gestão de conflitos e comunicação.

Na coordenação e docência do Curso juntam-se João Carvalho das Neves, diplomado em Mindfulness pela San Diego University Mindfulness Center e formado pelo Search Inside Yourself; João Pargana, Professor de Liderança e Negociação; e Marc Lesser, autor de quatro livros, que esteve diretamente envolvido no desenvolvimento do mundialmente conhecido Search Inside Yourself Program da Google.

As inscrições para o “Leadership Development & Mindfulness” já se encontram abertas. A primeira edição deste curso executivo acontece de 5 a 26 de novembro, às terças em horário laboral.