Prémio Internacional de Piano vai eleger o melhor jovem talento

Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz acolhe, dia 7 de fevereiro, às 21h00, a final do Prémio Internacional de Piano. A entrada é livre.

A final do Prémio Internacional de Piano, integrado no V Coimbra World Piano Meeting, visa eleger o melhor jovem talento. Este concerto tem a participação da Orquestra Filarmonia das Beiras, sob direção do maestro Rui Pinheiro. A entrada é gratuita.

O V Coimbra World Piano Meeting, (V Encontro Mundial de Piano de Coimbra) evento inédito que decorre, em Portugal, organizado pela prestigiada Academia Internacional de Música “Aquiles Delle Vigne” (A2DV), está a decorrer em Coimbra. A 5.ª edição acolhe o maior número de participantes de sempre: mais de 100 inscritos – jovens pianistas com idades entre os 8 e os 40 anos -, provenientes de mais de 20 países da Europa, Ásia e América do Norte.

Ministério da Cultura reconhece prestígio nacional e internacional

“Em virtude do prestígio nacional e internacional desde evento, impõe-se transmitir as mais elevadas felicitações à Academia Aquiles Delle Vigne por esta iniciativa sublinhando o elevado número de jovens participantes oriundos de mais de 20 países, bem como o alargamento do território onde o mesmo se irá realizar, num esforço claro de alargamento e envolvimento de novos públicos”, refere fonte do Gabinete da Ministra da Cultura, Graça Fonseca.

“Evento que nasceu do zero, do esforço e sangue de uma equipa reduzida”

De acordo com Manuel Araújo, subdiretor artístico da Academia A2DV: “A V edição do evento está a criar grandes expectativas na organização, orgulhosa de ver instaurado em Portugal, na zona centro, um evento já amplamente reconhecido a nível internacional. Contamos com mais de 100 participantes, com mais de 20 países representados, que durante estão a agitar a cidade de Coimbra, assim como os municípios parceiros da Figueira da Foz e Sardoal. É emocionante ver um evento que nasceu do zero, do esforço e sangue de uma equipa reduzida (que uma mão chegaria para contar), e que pouco mais tinha que o sonho, a atingir hoje a maioridade. Sentimo-nos abraçados pela cidade, por significativos parceiros institucionais, por distintas marcas nacionais e por um grupo impressionante de amigos que nos ajudam a construir. Do ponto de vista artístico, esperamos concertos de primeira qualidade segundo os mais elevados padrões internacionais, alicerçados na quantidade, qualidade e variedade de pianistas inscritos.”

A decorrer desde o dia 2 de fevereiro, o evento divide-se em três atividades: masterclasses, concertos e competição de piano. Os jovens pianistas de todo o mundo têm a oportunidade de trabalhar com alguns dos mais prestigiados professores nacionais e internacionais e partilhar as suas experiências com estudantes de diversos países. Têm ainda a oportunidade de tocar em palco e em público. No dia 7 de fevereiro, será eleito o melhor dos melhores jovens talentos com o Prémio Internacional de Piano. “Temos que encontrar elementos comuns a sensibilidades distintas para eleger o melhor”, salienta Aquiles Delle Vigne, fundador e diretor da Academia A2DV, júri e presidente do Coimbra World Piano Meeting.

De referir que, o professor Aquiles Delle Vigne é um pianista com uma carreira notável, reconhecida mundialmente, sendo considerado um dos melhores professores de piano do mundo.

A Academia A2DV – referenciada como uma das melhores escolas da Europa -, procura a “verdade da música” e a integridade artística, promovendo concertos dos alunos para o desenvolvimento e aperfeiçoamento de todas as virtudes e técnicas musicais. Experiência, Excelência, Competência Compromisso, Rigor e Reconhecimento fazem parte do ADN da Academia “Aquiles Delle Vigne”.